Enquadramento


A 20 de outubro de 2011, o Conselho de Administração do ICP ANACOM aprovou o sentido provável de decisão (SPD) relativo aos procedimentos a cumprir na aferição da qualidade de serviço das ofertas grossistas reguladas 1, deliberando proceder à audiência prévia das entidades interessadas, por um prazo de 30 dias úteis, ao abrigo dos artigos 100.º e 101.º do Código de Procedimento Administrativo, e ao procedimento geral de consulta previsto no artigo 8.º da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, alterada pela Lei n.º 51/2011, de 13 de setembro.

Posteriormente, por decisão do Conselho de Administração do ICP ANACOM, de 10 de novembro de 2011, foi determinado prorrogar por mais cinco dias úteis o prazo para os interessados se pronunciarem no âmbito da audiência prévia e do procedimento geral de consulta a que foi submetido o SPD.

Em resposta ao procedimento geral de consulta foram recebidos, no prazo estabelecido, os comentários 2 da Colt Technology Services, Unipessoal Lda. (Colt) 3, do Grupo Portugal Telecom (Grupo PT) 4, da OniTelecom – Infocomunicações, S.A. (Oni) 5, da Optimus – Comunicações, S.A. (Optimus) 6 e da Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (Vodafone) 7.

No presente relatório adota-se a designação de OPS (operadores e prestadores de serviços) para designar todas as entidades que responderam ao procedimento geral de consulta, exceto o Grupo PT.

Nos termos da alínea d) do n.º 3 dos “Procedimentos de Consulta do ICP-ANACOM”, aprovados por deliberação de 12 de fevereiro de 2004, o ICP-ANACOM disponibiliza no seu sítio na Internet as respostas recebidas, salvaguardando qualquer informação de natureza confidencial 8.

De acordo com a alínea d) do n.º 3 dos referidos procedimentos de consulta, o presente documento contém referência a todas as respostas recebidas e uma apreciação global que reflete o entendimento desta Autoridade sobre as mesmas e constitui parte integrante da decisão a que respeita. Atendendo ao carácter sintético deste relatório, a sua análise não dispensa a consulta das respostas recebidas.

Notas
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1 Doravante designado por SPD.
2 A Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (RTP), através de carta de 5 de dezembro de 2011, referiu não ter nada a informar no âmbito da referida consulta, argumentando que a RTP não fornece este tipo de serviços.
3 Carta da Colt, de 22 de novembro de 2011.
4 Mensagem de correio eletrónico do Grupo PT, de 19 de dezembro de 2011. Esta resposta constitui a posição da Portugal Telecom SGPS, S.A., da PT Comunicações, S.A., da PT Prime – Soluções Empresariais de Telecomunicações e Sistemas, S.A. e da TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A.
5 Mensagem de correio eletrónico da Oni, de 16 de dezembro de 2011.
6 Mensagem de correio eletrónico da Optimus, de 19 de dezembro de 2011.
7 Mensagem de correio eletrónico da Vodafone, de 19 de dezembro de 2011.
8 Vide www.anacom.pthttps://www.anacom.pt.