2.2 Identificação de situações concretas ocorridas nos mercados a nível grossista, com correspondência em problemas específicos


/ Atualizado em 04.08.2004

2.2.1 Resultados da Consulta Pública

Nas respostas dadas pelos operadores à Consulta Pública preliminar sobre o processo de definição de mercados relevantes, avaliação de PMS e imposição de obrigações1, foram identificados eventuais problemas específicos imputados ao operador histórico, nomeadamente:

(i) Valor dos preços de terminação e originação praticados pelo operador histórico para o serviço fixo de telefone ? os quais foram considerados dos mais elevados da União Europeia e, eventualmente, com problemas de margens face às de retalho, no que respeita às chamadas locais;

(ii) Atrasos na conclusão dos acordos de interligação, nomeadamente no que respeita ao estabelecimento de ?Service Level Agreements? (SLAs) justos e razoáveis;

(iii) Atrasos injustificados ou condições injustificáveis na concessão de acesso a serviços especiais do operador histórico e na abertura do acesso a partir da sua rede a serviços dos novos operadores;

(iv) Recusa de implementação de decisões da ARN sobre condições de co-instalação para terminação de circuitos de interligação;

(v) Não implementação de tarifas planas de interligação.

São ainda referidas no documento de Consulta Pública supra mencionado questões de discriminação no tratamento dado a favor de empresas do Grupo PT (ou aos próprios serviços) face aos demais operadores, nomeadamente:

(i) Não disponibilização de ofertas grossistas que permitam a concorrência a nível de retalho em condições de igualdade;

(ii) Imposição aos concorrentes de custos mais elevados do que os auferidos pelos próprios serviços ou empresas do Grupo/ participadas;

(iii) Níveis de serviço discriminatórios;

(iv) Lançamento de ofertas retalhistas no mercado sem que tenha sido dada a mesma antecedência aos clientes grossistas para que pudessem preparar ofertas de retalho concorrentes daquelas, mas necessariamente suportadas no acesso grossista à rede do operador dominante no mercado grossista.

2.2.2 Reclamações apresentadas ao ICP-ANACOM

Note-se ainda a existência de reclamações apresentadas a esta Autoridade por operadores e/ou outras entidades, relativamente a diversas práticas do Grupo PT, que têm tido correspondência com os problemas gerais e específicos, bem como efeitos respectivos, identificados no documento ?ERG Common Position on the approach to appropriate remedies in the new regulatory framework? (vide Tabela II). A existência de tais reclamações sugere a existência efectiva de problemas concorrenciais sobre os quais a imposição de obrigações no âmbito do novo quadro regulamentar deverá continuar a actuar.

Problemas identificados

Síntese

Data da Reclamação

Descritivo

Problemas Específicos e Efeitos (vide documento ?ERG Common Position on the approach to appropriate remedies in the new regulatory framework?)

Preços de interligação e novas ofertas de retalho do Grupo PT

Recorrente

O ICP-ANACOM recebeu queixas de vários operadores quanto ao nível elevado das tarifas de interligação com a rede básica de telecomunicações, que impossibilitava a replicação por parte de produtos oferecidos pelo Grupo PT a nível retalhista (pacotes). Os operadores indicaram ainda que os preços do Grupo PT têm vindo a ser estabelecidos acima dos custos incorridos e sem uma convergência efectiva face às melhores práticas.

As reclamações recebidas têm correspondência com problemas específicos de empacotamento/venda ligada, design estratégico de produtos, tácticas de atraso na conclusão das negociações e preços excessivos. Os efeitos associados a tais problemas poderão relacionar-se com esmagamento de margens, aumento dos custos dos concorrentes, restrições das vendas dos concorrentes, e, em última instância, exclusão do mercado.

Recusa de acesso a serviços e funcionalidades nas mesmas condições em que as empresas do Grupo PT cedem aos seus próprios serviços

Recorrente

Estas práticas retratam situações de alavancagem do poder de mercado usufruído nos mercados grossistas, visando proteger a posição auferida pela própria empresa, ou empresa do grupo, nos mercados de retalho relevantes.

Esta situação aparenta reflectir problemas específicos de empacotamento/venda ligada e de subsidiação cruzada, tendo como principais efeitos associados a vantagem de primeiro entrante, esmagamento de margens, aumento dos custos dos concorrentes e exclusão do mercado.

2.2.3 Actuação

Tendo em consideração o exposto anteriormente, designadamente no ponto 2.2.2, e a apreciação continuada desta matéria em sede de intervenção regulatória, o ICP-ANACOM considera que existem fortes indícios de que pelo menos algumas das possibilidades referidas:

(i) se verificam ou se verificaram na prática;

(ii) afectam os consumidores e a preservação de condições de sã concorrência;

(iii) não podem ser resolvidas, tempestivamente, unicamente por aplicação das normas do direito da concorrência;

(iv) tendem a persistir no tempo, dado existirem incentivos para que o operador dominante haja de forma abusiva.

Como resultado desta análise, o ICP-ANACOM considera que as barreiras potenciais ao desenvolvimento de uma concorrência efectiva neste mercado têm tendência a manter-se a curto/médio prazo, exigindo intervenção regulatória proporcional e a imposição de medidas correctivas através de controlos regulatórios ex ante, portanto.

Notas

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1 Vide Consultas públicas preliminares - definição de mercados relevantes - Processo de definição de mercados relevantes, avaliação de PMS e imposição de obrigações (1ª fase lançada em 30.5.2003)https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=65370.