2.ª Reunião da PT 47 do WG FM - Copenhaga


Realizou-se em Copenhaga (Dinamarca), a 27 e 28 de Agosto de 2009, a segunda reunião da equipa de projecto (PT) 47 do WG FM, sob presidência de Emmanuel Faussurier. A PT 47 foi estabelecida na 65.ª reunião do WG FM, que decorreu de 9 a 13 de Fevereiro de 2009, em Cascais (Portugal), para lidar com assuntos relacionados com a tecnologia UWB (Ultra Wide Band). Esta equipa de projecto é responsável por responder ao 2.º mandato da Comissão Europeia (CE) sobre SRR (Short Range Radars), que é composto por 2 partes, e ao 4.º mandato da CE sobre aplicações rádio baseadas na tecnologia UWB.

Neste encontro da PT 47, finalizou-se o relatório final da CEPT em resposta à parte 1 do 2.º mandato da CE em SRR, que conclui que a solução regulamentar existente para os SRR 24 GHz não deve ser modificada e que os SRR 79 GHz continuam a ser vistos como uma solução a longo prazo.

O relatório de IA (Impact Assessment) em SRR continuou a ser desenvolvido, principalmente a fase 6 - ''Assess the impacts and choose the best option'', tendo por base as respostas ao questionário em SRR, que foi aprovado na última reunião do WG FM e cujo prazo para envio de respostas foi 31 de Julho de 2009. Este relatório servirá para fundamentar a resposta à parte 2 do 2.º mandato da CE em SRR, que propõe o estudo de faixas/tecnologias alternativas para os SRR.

Os estudos de compatibilidade entre os sistemas SRR propostos (SRR 26G & NB-24G with WLAM - Wide band Low Activity Mode) e os serviços de radiocomunicações afectados estão a ser desenvolvidos pelo grupo de trabalho ECC WG SE PT 24.

Relativamente às novas aplicações UWB específicas, que foram apresentadas na última reunião da PT 47, é de realçar que:

  • O WG FM, na sua última reunião em Maio de 2009, aprovou o questionário em LAES (Location Tracking Application form emergency Services) desenvolvido pela PT 47, cujo principal objectivo é avaliar se existe interesse por parte das Administrações para este tipo de sistemas. Com base nas respostas recebidas concluiu-se que existe interesse para este tipo de sistemas, principalmente para serviços de bombeiros e de salvamento;

  • A solução regulamentar para sistemas Location Tracking and Sensor Applications for Automotive and Transportation environments, a operar nas faixas 3,1-4,8 GHz e 6-8,5 GHz em espaços exteriores continua em estudo, tendo-se concluído que qualquer que seja a solução a desenvolver primeiro será necessário da PT 24 efectuar estudos para avaliar a probabilidade de interferência e um possível regime de light-licensing apenas deverá ser considerado se vier a ser requerido.

Todos os estudos de compatibilidade necessários entre aplicações UWB específicas e os serviços de radiocomunicação afectados estão a ser desenvolvidos pela PT 24. Esteve ainda em consulta pública, até 6 de Setembro de 2009, a proposta de relatório ''CEPT Report 34'', em resposta ao 4.º mandato da CE em UWB.