Este relatório apresenta os principais resultados do inquérito ao consumo das comunicações electrónicas, levado a cabo pela ANACOM e pela Marktest, entre 9 de Novembro e 29 de Dezembro de 2006, incidindo em particular sobre o consumo relativo ao serviço telefónico em local fixo (STF), ao serviço telefónico móvel (STM) e ao serviço de televisão por assinatura.
Entre os principais resultados do inquérito, destaca-se, no que respeita ao STF, o facto de cerca de 59,2 por cento dos lares portugueses dispor de telefone fixo, aproximadamente a mesma percentagem verificada em Fevereiro de 2006, por ocasião do anterior inquérito. Relativamente ao STM, cerca de 87,7 por cento dos inquiridos possuíam telemóvel, representando um acréscimo de 3,2 pontos percentuais face a Fevereiro de 2006. A apreciação da qualidade da rede fixa e da qualidade do STM permanecem positivas, tendo sido consideradas boas ou muito boas pela maioria dos inquiridos. No serviço de televisão, 43,3 por cento dos lares portugueses dispunham de televisão por assinatura, valor que não é comparável com o anterior inquérito por este não ter contemplado esse serviço.
- Inquérito ao Consumo das Comunicações Electrónicas, ANACOM, Dezembro de 2006 (Principais resultados) https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=465669