ECC TG3 - Berlim


Decorreu em Berlim (Alemanha), de 18 a 20 de Fevereiro de 2008, a 22.ª reunião do grupo de trabalho ECC TG3 - UWB (Ultra Wide Band), grupo mandatado para desenvolver soluções regulamentares para dispositivos que utilizam a tecnologia UWB em faixas abaixo dos 10,6 GHz.

Nesta reunião, foi finalizado o relatório que contém os requisitos técnicos que definem a técnica de mitigação DAA (Detect and Avoid) nas faixas 3,1-4,2 GHz e 8,5-9 GHz (Draft ECC Report on technical requirements for UWB DAA devices in the bands 3.1-4.2 GHz and 8.5-9 GHz), o qual será submetido à próxima reunião do Comité de Comunicações Electrónicas (ECC), em Março de 2008, para ser adoptado para consulta pública. De salientar que os parâmetros técnicos presentes no relatório por si só não garantem a protecção dos serviços de radiocomunicações afectados, pelo que, para validar a técnica DAA, o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) terá de definir ''procedimentos de medidas'' adequados.

Está ainda em estudo a possível extensão da técnica LDC (Low Duty Cycle), tal como definida na Decisão ECC/DEC/(06)12, à faixa 3,1-3,4 GHz. Está a ser desenvolvido um relatório ''interno'' sobre este assunto e será realizada uma campanha de medidas, em Fevereiro de 2008, entre este tipo de dispositivos e radares militares na faixa 3,1-3,4 GHz. A revisão da Decisão ECC/DEC/(06)12 deverá ser finalizada na próxima reunião do TG3, em Maio de 2008.

Foi também finalizado o relatório da CEPT para a Comissão Europeia (CE), em resposta a uma solicitação por parte do Comité do Espectro Radioeléctrico (RSC) sobre dispositivos UWB genéricos e dispositivos UWB específicos, tendo sido anexada uma tabela em que são descritas de forma detalhada as alterações efectuadas ou que se prevêem vir a efectuar às Decisões ECC/DEC/(06)04 e ECC/DEC/(06)12 e que têm implicações na Decisão 2007/131/EC da Comissão.