Serviços de televisão por subscrição continuam a crescer


/ Atualizado em 07.03.2008

No quarto trimestre de 2007 existiam em Portugal 1,96 milhões de assinantes dos serviços de TV por subscrição suportados em redes de distribuição por cabo ou satélite (DTH) - cerca de 2% acima do registado no trimestre anterior.

O investimento na tecnologia DTH tem ocorrido sobretudo no Alentejo (onde o DTH representa cerca de 53% do total de alojamentos com acesso a estes serviços), na região autónoma dos Açores e na região Centro (regiões onde os assinantes DTH representam cerca de 45% dos clientes de serviços de televisão paga). Nas restantes regiões, o serviço de televisão por cabo representa entre 70% e 95% do total.

No final de Dezembro de 2007, a soma dos alojamentos cablados por todos os operadores rondava quatro milhões, mais 63 mil alojamentos do que no trimestre anterior, ou seja, mais 1,6%.

O Alentejo foi a região onde o crescimento percentual do número de alojamentos cablados foi mais acentuada (10% face ao trimestre anterior e 11,3% em termos homólogos).

Não se verificaram alterações significativas na distribuição relativa dos alojamentos cablados por região, continuando a ser Lisboa a região onde se concentra a maioria dos acessos por cabo disponíveis (cerca de 44%, semelhante à registada no trimestre anterior).

No período em análise, o número de assinantes dos serviços de televisão por cabo, 1,49 milhões de assinantes, cresceu cerca de 1%, traduzido em mais 20 mil clientes. Em termos homólogos, o crescimento ronda 5%, o que, em termos absolutos, corresponde à adesão de cerca de 69 mil novos assinantes.

A este facto não serão certamente alheias as recentes ofertas de pacotes de serviços, com preços promocionais, lançadas pelos principais prestadores dos serviços de televisão por cabo.

Este crescimento do número de assinantes é explicado pelo significativo crescimento verificado na região Norte, onde se contabilizaram 32 mil novos assinantes face ao trimestre homólogo. Este incremento do número de assinantes ocorreu sobretudo na zona do Grande Porto, onde estão presentes os 3 principais operadores.

No final de 2007, os assinantes do serviço de televisão por cabo representavam cerca de 27% do total dos alojamentos portugueses.

A região autónoma da Madeira e o Alentejo continuam a ser, respectivamente, as regiões com maior e menor penetração do serviço de televisão por cabo.

Em relação à taxa de penetração de assinantes calculada em termos de alojamentos cablados, esta ronda os 40%.

Durante o quarto trimestre de 2007, a distribuição de televisão por cabo por região manteve-se praticamente inalterada. Lisboa concentrava quase metade do número total de assinantes de televisão por cabo, 48,5%.

No final de 2007, o serviço de televisão através da tecnologia Direct To Home (DTH) contava com 476 mil assinantes, mais 3,9% do que no trimestre anterior e mais 9,3% do que período homólogo. Em termos absolutos, e durante o trimestre em análise, contabilizaram se mais cerca de 18 mil assinantes.

As Regiões Norte e Centro são ainda as que concentram o maior número de assinantes deste serviço, ambas com uma percentagem de assinantes superior a 30% do total.


Consulte: