Banda larga fixa e móvel cresce no 3.º trimestre


No final de Setembro de 2007 existiam em Portugal cerca de 1,68 milhões de clientes do serviço fixo de acesso à Internet em Portugal, mais 2,3% que no trimestre anterior e mais 9,2% que no trimestre homólogo. Deste número, 94%, correspondentes a 1,57 milhões de clientes, utilizam Internet de banda larga fixa. Os utilizadores de banda larga móvel ascendiam a 1,18 milhões.

O número de utilizadores de banda larga fixa - 1,57 milhões, mais 50 mil clientes que no trimestre anterior - aumentou 3,3% relativamente ao trimestre anterior e 16% face ao trimestre homólogo.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa é, desde final de 2004, o ADSL, que representa 62% do total (cerca de 971 mil clientes). O modem cabo é utilizado por cerca de 37% dos clientes da banda larga fixa (cerca de 585 mil clientes).

No que diz respeito à banda larga móvel, o número de utilizadores com acesso à Internet atingiu os 1,18 milhões, mais 199 mil utilizadores que no trimestre anterior, período em que existiam 984 mil utilizadores.

Os utilizadores de banda larga móvel activos no período de reporte cresceram cerca de 33%, ascendendo a 478 mil utilizadores.

No final de Setembro, a taxa de penetração do acesso fixo à Internet em banda larga situava-se nos 14,8 por 100 habitantes, 0,5 pontos percentuais acima da registada no trimestre anterior. No que respeita à banda larga móvel, a taxa de penetração atingiu 11,2 por 100 habitantes, caso se considere todos os utilizadores activos que, desde o lançamento do serviço, acederam à Internet em banda larga móvel pelo menos uma vez.

A quota de clientes de banda larga fixa do Grupo PT situou-se nos 69,1%, 0,6 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e 2,7 pontos percentuais abaixo do valor observado no trimestre homólogo. Em contrapartida, a quota de clientes dos operadores alternativos subiu no período em análise para os 30,9%.

É relevante referir que a expansão das quotas dos novos prestadores de banda larga foi sobretudo suportada em lacetes locais desagregados, reflexo da melhoria das condições da Oferta do Lacete Local (OLL) promovida pelo ICP - Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Durante o terceiro trimestre, cerca de 49% dos novos clientes de banda larga fixa aderiram aos serviços dos prestadores alternativos.

Relativamente às quotas dos prestadores com ofertas de acesso em banda larga móvel, o regulador está a desenvolver os procedimentos necessários para que possam ser divulgadas.


Consulte: