ECC TG3 - Brest


Decorreu de 13 a 14 de Setembro de 2007, em Brest (França), a convite da Agence Nationale des Fréquences (ANFR), a vigésima reunião do grupo de trabalho ECC TG3 - UWB (Ultra Wide Band), grupo mandatado para desenvolver soluções regulamentares para dispositivos que utilizam a tecnologia UWB em faixas abaixo dos 10,6 GHz. Anteriormente, a 12 de Setembro, reuniu-se um grupo de trabalho sobre técnicas de mitigação, para tratar do desenvolvimento da técnica de mitigação DAA (Detect and Avoid) para dispositivos UWB.

O ECC TG3 está a estudar o desenvolvimento de técnicas de mitigação para dispositivos que utilizam a tecnologia UWB em várias faixas de frequências. Na faixa 3,4-4,2 GHz estão a ser definidos os requisitos para a técnica de mitigação DAA flexível, que terá de garantir a protecção de sistemas BWA (Broadband Wireless Access) em espaços interiores. De forma equivalente ao que foi feito para a técnica de mitigação LDC (Low Duty Cycle), pondera-se a possibilidade de estender a técnica DAA a toda a faixa 3,4-4,8 GHz. Foram discutidos vários tópicos, entre outros, o efeito que o controlo de potência dos sistemas BWA poderá ter na definição da técnica DAA.

Esta técnica de mitigação também está a ser desenvolvida para a faixa 3,1-3,4 GHz, faixa onde operam radares militares, tendo sido indicado que o mecanismo de detecção nesta faixa necessita de ser validado assim como as características técnicas dos radares militares, necessários para se definir a técnica de mitigação DAA.

Está igualmente em estudo verificar se a técnica de mitigação LDC, que já se encontra definida para a faixa 3,4-4,8 GHz, garante a protecção dos radares que operam na faixa 3,1-3,4 GHz. Relativamente à definição de técnicas de mitigação na faixa 8,5-9 GHz, não houve grandes desenvolvimentos nesta reunião.

Até Dezembro de 2007, irá ser desenvolvido um relatório de progresso sobre a técnica de mitigação DAA para as faixas 3,1-[4,2/4,8] GHz e 8,5-9 GHz. Continua em estudo o desenvolvimento de uma solução regulamentar para permitir a instalação de dispositivos UWB fixos em espaços exteriores.