ECC TG3 - Mainz


/ Atualizado em 04.04.2007

Realizou-se em Mainz (Alemanha), de 7 a 9 de Março de 2007, a 18.ª reunião do grupo de trabalho ECC TG3 - UWB (Ultra Wide Band), grupo mandatado para desenvolver soluções regulamentares para dispositivos que utilizam a tecnologia UWB em faixas abaixo dos 10,6 GHz.

No que concerne às aplicações UWB específicas, a proposta de Decisão ECC/DEC/(06)KK (Building Material Analysis (BMA) devices using UWB technology in bands below 8.0 GHz) não foi adoptada na última reunião do ECC, já que foi impossível chegar a acordo sobre o limite a adoptar para proteger o serviço de radioastronomia de emissões de dispositivos BMA. A proposta de Decisão em BMA foi revista e aprovada pelo TG3 e será enviada para a próxima reunião do Comité de Comunicações Electrónicas (ECC) para adopção final.

Em relação a dispositivos UWB genéricos abaixo dos 10,6 GHz, estiveram vários itens em discussão, com o objectivo de avaliar se é possível alargar alguns dos limites da Decisão ECC(DEC)/(06)04 aprovada em Março de 2006, entre eles:

  • Foi adoptado um novo conceito para desenvolver a técnica de mitigação DAA (Detect and Avoid) ? ?DAA flexível? ? que se baseia num ?critério de isolamento? em que o limite de protecção a aplicar depende da distância entre o sistema UWB e os sistemas vítimas.

  • Foram finalizadas as análises para determinar o limite de emissão para dispositivos UWB nas faixas 2,7-3,4 GHz e 8,5-9 GHz;

  • O estudo da técnica de mitigação LDC (Low Duty Cycle) e DAA para dispositivos UWB na faixa dos 3,1 aos 3,4 GHz continua em estudo;

  • Foi aceite, como solução de compromisso, adoptar um novo limite de emissão para dispositivos UWB na faixa 3,4-3,8 GHz, de -80 dBm/MHz, que garante uma protecção para o serviço FWA em espaços interiores equivalente à dada ao serviço móvel terrestre no ECC Report 64;

  • Concluiu-se que a instalação de dispositivos UWB em veículos automóveis e comboios pode ser autorizada pela Decisão ECC/DEC/(06)04. Contudo, além das obrigações presentes na Decisão estes dispositivos terão de implementar controlo de potência;

  • Identificou-se o trabalho que será necessário desenvolver caso se pretenda instalar dispositivos UWB a bordo de aeronaves, sendo de realçar que este assunto não é considerado urgente;

  • Foram propostas duas possíveis soluções para que seja possível instalar dispositivos UWB em instalações fixas exteriores;

  • Foi desenvolvido o relatório em resposta aos mandatos da Comissão Europeia, nomeadamente, a resposta ao 3.º mandato e a parte que faltava responder do 2.º mandato relacionada com técnicas de mitigação;

  • A Decisão ECC/DEC/(06)04 foi revista e irá ser enviada para o ECC para ser adoptada para consulta pública, tendo ainda sido preparada uma nota introdutória a explicar as possíveis opções para permitir a instalação de dispositivos UWB em instalações fixas exteriores.