PT SE 19 - Copenhaga


Decorreu em Copenhaga (Dinamarca), de 6 a 8 de Setembro de 2006, a 36.ª reunião do grupo PT SE 19, que lida com questões do serviço fixo.

O Draft ECC Report 91 sobre ''Compatibility of Earth stations on Board Vessels Transmitting within the gaps in the CEPT Fixed Service channel plan for the lower 6 GHz band (5 925-6 425 MHz)'', que esteve em consulta pública durante 2 meses, até 1 de Agosto de 2006, foi revisto com base nos comentários recebidos e enviado para o grupo de trabalho Engenharia do Espectro (WGSE) para aprovação final.

O draft ECC Report sobre ''sharing and compatibility studies between BWA and other services/systems in the 3.4 - 3.8 GHz band'' foi finalizado e enviado para o WGSE para ser adoptado para consulta pública.

Em relação a aspectos de MWA (Mobile Wireless Access) para coexistência de células BWA (Broadband Wireless Access) nos 3,5 GHz, após longas discussões, decidiu manter-se o princípio presente na ECC/REC 04-05 para definir os vários blocos de frequências, tendo sido realçado que o conceito de Block Edge Mask, principalmente para CS (Central Stations), garantirá bons resultados num cenário de mobilidade. Decidiu-se ainda que é necessário desenvolver estudos para avaliar o caso de coexistência TS - TS (Terminal Station), de forma a avaliar as possíveis consequências num cenário de mobilidade. A Motorola ofereceu-se para realizar este trabalho, mas como o mesmo demorará aproximadamente dois meses, será solicitado ao WGSE para estender o período de modo a finalizar estes estudos até Novembro de 2006.

Na sequência da atribuição de um novo item de trabalho ao PT SE 19 na última reunião do WGSE - coexistência de MGWS (Multiple Gigabit Wireless Systems) nos 60 GHz - a discussão centrou-se no tipo de licenciamento a que estes sistemas estarão sujeitos, o que terá de ser decidido futuramente. Em relação à questão da compatibilidade, esta também terá de ser investigada, esperando-se contribuições neste tópico para a próxima reunião do grupo. Foi também solicitado ao SE19 a validação de parâmetros técnicos do serviço fixo nas faixas dos 5,9 e 64 GHz, para a realização de estudos de compatibilidade com outros sistemas nessas faixas, tendo o grupo respondido às solicitações.

O Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) propôs a introdução de canais de 56 MHz (a ideia é agregar canais de 28 MHz adjacentes) em várias faixas de frequência do serviço fixo, nomeadamente, em faixas dos 3 aos 13 GHz, onde esta canalização não é possível tendo em conta as recomendações ERC/ECC. Concluiu-se que a proposta apresentada parece ser viável e foi decidido solicitar a opinião do WGSE em várias questões.