Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais (versão HTML)


/ Atualizado em 15.05.2007

Serviços postais: nível de utilização e percepção da qualidade do serviço

1. Quase metade dos utilizadores de serviços postais (46,6 por cento), estão 'satisfeitos' ou 'muito satisfeitos' com a evolução da qualidade dos correios nos últimos 12 meses.

Apenas 3,1 por cento revelam-se 'insatisfeitos' com a evolução da qualidade dos correios.

Gráfico 1 - Percepção da evolução da qualidade dos correios nos últimos 12 meses

Gráfico 1 - Percepção da evolução da qualidade dos correios nos últimos 12 meses

(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

2. O correio normal é o serviço postal mais utilizado. Cerca de 68 por cento dos inquiridos utilizam este serviço. Segue-se o correio azul que é utilizado por 57,4 por cento dos inquiridos.

A percentagem dos utilizadores do correio registado e das encomendas é relativamente baixa.

Quadro 1 - Utilização dos serviços postais
Correio Normal 67,9%
Correio Azul 57,4%
Correio Registado 28,0%
Encomendas 20,4%
Cobranças postais e vales de correio 14,7%
Correio Expresso 7,2%
Correio Verde 7,6%
Correio Económico 0,7%
Centros de troca de documentos 0,3%
Nenhum 6,8%
Ns/Nr -

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006

3. De acordo com o estudo, cada inquirido recebe, por mês, 14,7 'cartas, publicidade endereçada', e 1 encomenda postal.

Quadro 2 - Recebimentos postais, por mês, no lar do inquirido
Cartas, publicidade endereçada, etc. 14,7
Encomendas recebidas 1

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006

4. A grande maioria dos inquiridos responde que as entregas se fazem diariamente na sua zona, independentemente da região.

Quadro 3 - Regularidade das entregas de correio na sua zona por Nuts
 NorteCentroLisboaAlentejoAlgarveAçoresMadeiraTotal
Todos os dias 97,5% 100,0% 99,2% 98,5% 97,0% 100,0% 94,7% 98,6%
De 2 em 2 dias 2,5% 0,0% 0,4% 1,5% 3,0% 0,0% 5,3% 1,3%
Mais espaçado 0,0% 0,0% 0,4% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1%

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais Jan. 2006

5. O autocolante 'Publicidade não endereçada, aqui não, por favor' existe em 15,9 por cento das caixas de correio, mais 3,6 pontos percentuais que em Junho de 2005. O autocolante é respeitado em 53,9 por cento dos casos.

Quadro 4 - Autocolante "Publicidade não endereçada"
 Tem AutocolanteAutocolante respeitado
2006200520062005
Sim 15,9% 12,3% 53,9% 49,3%
Não 81,6% 85,8% 38,6% 44,0%
Ns/Nr 2,5% 1,9% 7,5% 6,7%

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006 e Jun 2005

Estações e postos de correio

6. Nas estações de correio, o serviço mais utilizado é o 'envio de correspondência normal' (86,4 por cento). O serviço 'envio de encomendas' é utilizado por 17,6 por cento dos inquiridos.

Quadro 5 - Conhecimento e utilização de serviços nas estações de correio
Envio de correspondência (normal, azul, ...) 86,4%
Envio de encomendas 17,6%
Pagamento de serviços 23,1%
Recebimento de cartas registadas 21,3%
Compra de selos 20,6%
Utilização do telefone 9,8%
Recebimento de encomendas 14,9%
Vales de correio 10,4%
Cobranças postais 6,2%
Apartados 1,3%
Pagamento de impostos 3,8%
Carregamento de telemóveis 4,5%
Compra de títulos de transporte 2,5%
Corfax 0,9%
Acesso à Internet 0,5%

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006

7. As estações de correio são utilizadas principalmente 'perto de casa' (71,2 por cento).

Os postos de correio têm uma utilização mais dispersa, com 41,1 por cento a utilizarem-nos perto de casa e 25,5 por cento 'perto do trabalho'.

Gráfico 2 - Localização das estações e dos postos de correio

Gráfico 2 - Localização das estações e dos postos de correio

(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

8. Os três aspectos mais importantes nas estações de correios são a 'eficiência dos funcionários' (23,6 por cento), seguido do 'tempo de espera até ser atendido' (21,4 por cento) e do 'horário de funcionamento' (19,5 por cento).

Quadro 6 - Aspectos mais importantes nas estações de correios
Eficiência dos funcionários 23,6%
Tempo de espera até ser atendido 21,4%
Horário de funcionamento 19,5%
Localização 12,8%
Organização das filas de espera 12,0%
Acessibilidade a pessoas com necessidades especiais 8,9%
Informação afixada 1,8%

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006

Nos postos de correios, a eficiência é também, tal como nas estações o aspecto mais importante (21,1 por cento), mas a 'localização' e o 'horário de funcionamento' surgem à frente do 'tempo de espera até ser atendido', que nas estações é um dos principais aspectos.

Quadro 7 - Aspectos mais importantes nos postos de correios
A eficiência dos funcionários 21,1%
A localização 20,5%
O horário de funcionamento 19,7%
O tempo de espera até ser atendido 18,4%
A organização das filas de espera 11,0%
A acessibilidade a pessoas com necessidades especiais 7,0%
A informação afixada 2,4%

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006

9. O tempo de espera é o aspecto que provoca mais insatisfação aos utilizadores das estações de correio. Cerca de 17,8 por cento dos inquiridos revelam-se 'nada satisfeitos' ou 'insatisfeitos' com o tempo de espera nas estações.

Gráfico 3 - Satisfação com as estações de correios

Gráfico 3 - Satisfação com as estações de correios

(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

De referir que, de acordo com a informação recolhida, 54,6 por cento dos inquiridos esperam 10 minutos ou menos, nas estações de correio. Nos postos de correio essa percentagem sobe para 61 por cento.

O tempo médio de espera é de 15 minutos nas estações e de 12 minutos nos postos de correio.

Quadro 8 - Tempo de espera médio nas estações e nos postos de correio
 EstaçõesPostos
<10 minutos 21,6% 31,9%
10 minutos 33,0% 29,1%
>10 minutos 44,4% 30,3%
Tempo médio 15 minutos 12 minutos

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006

10. Nos postos de correios, o motivo que causa maior insatisfação é a 'localização', com 16,2 por cento de utilizadores 'nada satisfeitos' ou 'insatisfeitos'.

Gráfico 4 - Satisfação com os postos de correios

Gráfico 4 - Satisfação com os postos de correios

(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

11. A substituição de algumas estações de correio por postos de correio é uma situação conhecida por 36,2 por cento dos inquiridos, mais 17,1 pontos percentuais que em Junho de 2005.

Dos que afirmam ter conhecimento da substituição, 47,3 por cento consideram que o nível da qualidade do serviço público baixou.

Quadro 9 - Substituição de algumas estações de correio por postos geridos por juntas de freguesia
 Jan 2006Jun 2005
Tem conhecimento 36,2% 19,1%
Não tem conhecimento 61,8% 71,7%
NS/NR 2,0% 9,2%
A qualidade manteve-se 32,4% 28,7%
Não se manteve 47,3% 41,1%
NS/NR 20,3% 30,1%

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais Jan 2006 e Jun 2005

Reclamações

12. 9,7 por cento dos inquiridos já fez uma reclamação nos correios.

Os motivos mais importantes foram a 'entrega em morada incorrecta' e 'demora na entrega'. 11 por cento reclamaram por 'perda do objecto'.

O tempo médio de resposta à reclamação, de Junho de 2005 para Janeiro de 2006, desceu de 11 dias para seis dias.

Quadro 10 - Reclamações, motivos e tempo de espera
 Jan 2006Jun 2005
Reclamaram: 9,7% 6,7%
Motivos:    
Entrega em morada incorrecta 33,4% 41,7%
Demora na entrega 31,6% 22,2%
Perda do objecto 11,0% 16,7%
Desentendimento c/ carteiro 8,6% 8,3%
Mau estado do objecto 1,2% 5,6%
Outro 9,4% 6,9%
Ns/Nr 4,9% -
Tempo de espera resposta: 6 dias 11 dias

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006 e Jun 2005

Comparações entre operadores

13. A empresa CTT Expresso/Post Log surge na primeira posição de notoriedade. 55,4 por cento dos inquiridos reconheceram-na da lista de operadores fornecida pelo inquiridor.

Segue-se a DHL com 48,3 por cento de notoriedade.

A CTT Expresso/Postlog também surge destacada na utilização, com 11,2 por cento.

Quadro 11 - Notoriedade e utilização de operadores de correio expresso
 NotoriedadeUtilização
CTT Expresso/Post Log 55,4% 11,2%
DHL 48,3% 6,5%
TNT 30,3% 1,8%
Chronopost 24,6% 3,8%
UPS 20,6% 1,3%
FED EX/Rangel Expresso 11,8% 1,0%
Ibercourier/MRW 7,3% 0,2%
GL Transportes/Guipuzcoana 7,2% 0,7%
Logistas Transportes e Transitários 5,9% 0,9%
Nenhum 24,4% 79,6%
Ns/Nr 1,3% 2,3%

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais Jan 2006

Serviços postais e novas tecnologias de informação e comunicação

14. Verifica-se que quem utiliza Internet recebe em média mais uma encomenda por mês que os não utilizadores. A diferença para as cartas (correio, normal, expresso e azul) é de apenas 1 objecto.

Quadro 12 - Média mensal de cartas e encomendas recebidas e utilização de Internet
 CartasEncomendas
Não utiliza Internet 14,4 0,7
Utiliza Internet 15,4 1,8

Fonte: Inquérito ao consumo dos serviços postais - Jan 2006

Metodologia:

O Universo definido para este estudo foi o dos utilizadores de pelo menos um serviço postal em Portugal Continental e regiões autónomas da Madeira e Açores.

A dimensão da amostra foi definida de forma a que a margem de erro máxima não fosse superior a 3,5% para os principais resultados (assumindo um nível de confiança de 95%).

A amostra foi estratificada por NUTS II com base no último Recenseamento Geral da População: Censos 2001.

Efectuaram-se 920 entrevistas pessoais e directas. Posteriormente foi efectuada uma recolha telefónica (CATI) de 320 observações para aferição do grau de utilização dos serviços postais.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 9 e 26 de Janeiro de 2006 e foi realizado pela Consulmark.