Utilizadores de banda larga aumentam 8,2% durante o primeiro trimestre


/ Atualizado em 22.03.2007

No final do primeiro trimestre deste ano existiam em Portugal 1,312 milhões de clientes de banda larga, mais 100 mil clientes que no trimestre anterior, o que revela um crescimento de 8,2%. Em termos homólogos o aumento é 38,2%.

No final de Março, a taxa de penetração da banda larga, em termos de total de clientes por população total, situava-se nos 12,5%, contra 9% no período homólogo.

No mesmo período existiam 769 mil clientes que acediam à Internet através da tecnologia ADSL, mais 10,2% que no trimestre anterior; e cerca de 540 mil clientes dispõem de banda larga através de modem por cabo, mais 5,6% que no trimestre anterior. O número de clientes de acesso dedicado não ultrapassa os 3 mil.

No final do primeiro trimestre, registou-se um reforço da predominância do ADSL, que representava cerca de 58,6% do total de acessos de banda larga. No período em análise, 71,2% dos novos clientes de banda larga utilizavam o ADSL.

No segmento residencial, existiam 1,085 milhões de clientes residenciais com acesso através de banda larga, o que corresponde a cerca de 82,7% do total. A tecnologia ADSL continuou a ser o meio preferencial de acesso à Internet no segmento residencial. No período em análise existiam 559 mil clientes de acesso através de ADSL, 51,5% do total de clientes residenciais de banda larga. O acesso através de modem por cabo representava 48,5% do total de clientes de banda larga, correspondendo a 526 mil clientes.

No segmento não residencial existiam no final de Março cerca de 227 mil clientes de acesso através de banda larga, mais 7,5% que no trimestre anterior e 44,4% acima do registado no trimestre homólogo. O ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet. Do total de clientes não residenciais, 210 mil tinham acesso por ADSL e 14 mil acediam através de modem por cabo. Cerca de 2.900 clientes têm acesso através de circuitos dedicados.

A quota de clientes de banda larga do Grupo PT caiu no primeiro trimestre do ano 3,5 pontos face ao trimestre anterior, para 73,5%. Em termos homólogos, a quebra é de 8,1 pontos percentuais. No ADSL, a PT tem uma quota de 79,8%, cabendo aos novos operadores 20,2%, mais 4,1 pontos percentuais que no trimestre anterior. O reforço de quota dos novos operadores, na tecnologia ADSL, é explicado pelo crescimento do número de lacetes desagregados, reflexo da melhoria das condições da Oferta do Lacete Local e da aposta dos operadores em chegar aos clientes directamente e com ofertas de pacotes de serviços, designadamente em conjunto com serviços de voz.

No acesso através de modem por cabo, a quota do Grupo PT sofreu uma quebra trimestral de 3,1 pontos percentuais, para 64,7%.

No trimestre em análise, a quota marginal trimestral de clientes de banda larga dos prestadores alternativos atingiu os 69%, o que significa que do total de novos clientes de banda larga, o grupo PT apenas angariou três em cada 10 novos clientes.


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