ECC TG3 - Copenhaga


/ Atualizado em 24.07.2006

Decorreu de 13 a 17 de Fevereiro, em Copenhaga (Dinamarca), a décima terceira reunião do grupo de trabalho ECC TG3 - UWB (Ultra Wide Band).

O assunto mais importante desta reunião foi a discussão dos cerca de 70 comentários recebidos na consulta pública à decisão sobre dispositivos que utilizam a tecnologia UWB abaixo dos 10,6 GHz - draft ECC Decision ECC/DEC/(06)AA. Na medida do possível, todos os comentários foram reflectidos na versão final da decisão e na próxima reunião do ECC, que decorrerá em Março, esta deverá ser aprovada. Quanto aos assuntos em que não foi possível obter consenso - entre outros, a abordagem faseada dos 4,2 aos 4,8 GHz -, foi preparado um texto com os prós e contras das matérias em discussão, que também irá ser enviado para a próxima reunião do ECC.

Consideraram-se ainda as aplicações UWB específicas, nomeadamente, sistemas de visualização GPR (Ground probing Radar) / WPR (Wall probing Radar) e aplicações Building Material Analysis, não tendo sido possível finalizar as decisões para estas aplicações, uma vez que os estudos de compatibilidade ainda não foram finalizados. Continuou-se a trabalhar na definição dos requisitos para a técnica de mitigação DAA (Detect and Avoid), que contempla as aplicações UWB genéricas dos 3,1 aos 4,8 GHz. Em relação à técnica de mitigação LDC (Low Duty Cycle), não foi possível comprovar a praticabilidade da mesma, apesar de todos os esforços que foram desenvolvidos nesse sentido. Assim, será necessário continuar a desenvolver estudos e medidas que permitam comprovar a eficiência desta técnica.