Grupo OCG ECN&S - Sophia Antipolis


/ Atualizado em 26.07.2006

Decorreu a 23 de Agosto, em Sophia Antipolis, a 10ª reunião do grupo OCG ECN&S (Operational Co-ordination Group - Electronic Communications Networks and Services) do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI). No encontro, participaram também o EMTEL (Special Committee on Emergency Communications), o TC STQ (Technical Committee Speech Processing, Transmission and Quality Aspects) e o JTC Broadcast (comité conjunto do ETSI, CENELEC e EBU para as questões da radiodifusão).
 
 O EMTEL interveio com a proposta de inclusão de 'deliverable' respeitantes ao GSM (Sistema de Comunicações Móveis de 2ª Geração), PSTN (Rede Fixa Pública) e RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços). No entanto, esta intenção não será reflectida na lista, dado que os assuntos ficaram de fora por preencherem um dos critérios de exclusão formulados pelo grupo EGS do Comité das Comunicações (COCOM), pelo facto de já corresponderem a redes maduras e tecnologias estáveis. No que se refere a voz sobre IP (VoIP), dado que a realização de chamadas de emergência sobre esta rede ainda não oferece garantias suficientes de bom funcionamento, julgou-se prematura a sua inclusão na lista.
 
Ficou acordado incluir na lista as "deliverables" do TC STQ. 
 
O JTC Broadcast propôs a inclusão de mais dois API (Application Programming Interface) - MHEG-5 e WTVML (Worldwide TV Mark-up Language) -, a juntar à MHP (Multimedia Home Platform). Não obstante o objectivo final ser a construção de uma lista a mais sintética possível, a inclusão de 3 API justifica-se pela relevância especial que a televisão digital interactiva assume na Directiva Quadro dando lugar a um art. autónomo (18º).
 
Na dinâmica dos grupos que trabalham a normalização para suporte à regulação, e uma vez que não foram recebidos quaisquer comentários, ficou aprovada a revisão dos termos de referência (ToR) do ECN&S. Foi também avançada a intenção de formar um grupo de normalização de apoio ao ECN S - HLRG (High Level Review Group).
 
Por último, além da breve comunicação na plenária do COCOM, foi ainda divulgado nesta 10ª reunião, o sucesso do workshop sobre redes de nova geração (NGN), evento que decorreu em Julho e que contou com 150 participantes.
 
As próximas reuniões do OCG&ECN S ficaram agendadas para 19 de Setembro na sede do ETSI (Sophia Antipolis) e para 11 de Outubro (dia anterior à plenária do COCOM) nas instalações do Comité Europeu de Normalização (CEN) em Bruxelas.