Redes móveis nacionais têm boa capacidade para manter chamadas de longa duração


As redes móveis GSM da TMN, Vodafone e Optimus apresentam boa capacidade para manter chamadas de voz de longa duração. De acordo com um estudo de qualidade feito pelo ICP-ANACOM, 93,3% das chamadas de teste foram estabelecidas com sucesso e a comunicação mantida durante um período de cinco minutos.

Segundo o estudo de qualidade feito pelo regulador, cerca de 98% das chamadas de teste apresentaram níveis de qualidade áudio bons ou aceitáveis. Apenas 2% das chamadas apresentaram níveis de perceptividade pobres ou maus.

O indicador de cobertura, à semelhança de outros estudos feitos pelo regulador nos mesmos locais, apresenta níveis elevados.

No entanto, se se compararem os resultados do actual estudo, com o resultado do que foi feito em Outubro/Dezembro de 2004 sobre as chamadas de média duração (110 segundos), verifica-se que o indicador acessibilidade, a capacidade de se estabelecer e manter uma ligação, apresenta níveis mais baixos na situação de chamadas de longa duração. De facto, nas chamadas de longa duração 93,3% das ligações são estabelecidas e mantidas com sucesso, número que no caso das chamadas de média duração sobe para 97,6%.

No que respeita à qualidade áudio, 59% das chamadas de longa duração têm boa perceptividade, valor que no caso das chamadas de média duração sobe para 68,1%.

De acordo com o estudo não se verificam diferenças significativas nos resultados obtidos pelos vários operadores móveis, TMN, Vodafone e Optimus, nas chamadas de longa duração. No que respeita à acessibilidade, na rede da Vodafone 94% das chamadas efectuadas terminaram normalmente; valor que no caso da Optimus é de 93,3% e de 92% no caso da TMN. Na qualidade áudio, a Vodafone volta a ser a operadora com melhor nível de qualidade, 63,8%; seguida da TMN, com 60,8%, e da Optimus, com 52,4%.

Os testes feitos pela ANACOM, que analisaram a cobertura, acessibilidade e qualidade áudio, foram realizados durante o mês de Maio. Para efeitos do estudo consideraram-se chamadas longas, as chamadas com duração de cinco minutos. Na escolha dos locais para realização das medições, os eixos rodoviários Lisboa-Porto (A1); Porto-Valença-Porto (A3 e IC1); Lisboa-Sintra-Cascais-Lisboa (A5 e IC19); e Lisboa-Vila Real de St.º António (A2 e A22), foram tidos em conta factores críticos para a manutenção de uma chamada, nomeadamente a mobilidade.

Com a realização deste estudo, o regulador pretende aferir a qualidade do serviço prestado pelos operadores móveis. Aliás, no âmbito das suas actividades correntes, o ICP-ANACOM pretende fazer avaliações da qualidade do serviço móvel terrestre com mais abrangência e maior abrangência ao longo do ano.


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