77.ª reunião do ECC PT1 - janeiro 2024


Entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2024 decorreu, em Groningen, Países Baixos, presencialmente e por videoconferência para acompanhamento remoto, a 77.ª reunião da Equipa de Projeto 1 do ECC, (Electronic Communications Committee Project Team 1, ECC PT1), presidida por Steve Green (Reino Unido) e com 206 participantes inscritos. Releva-se que o PT1 se subdivide em várias sessões que decorrem em paralelo.

O Grupo de Trabalho ECC PT1 é o responsável por todos os assuntos relacionados com o IMT (International Mobile Telecommunications), tendo por missão, entre outros, desenvolver medidas de harmonização para as faixas identificadas para o IMT incluindo as respetivas canalizações e condições técnicas, efetuar estudos de partilha/compatibilidade e coordenar as posições europeias no seio da ITU-R (sector da ITU, International Telecommunication Union, responsável pelas radiocomunicações). Adicionalmente é o grupo responsável pela preparação das futuras posições na WRC (World Radiocommunications Conference) no que diz respeito aos AI (Agenda Item) relacionados com IMT. A reunião incidiu exclusivamente sobre temas não WRC.

Nesta reunião do PT1 o grupo decidiu retratar os estudos sobre coexistência de radio altímetros num único relatório do ECC, abrangendo tanto as bandas MFCN de 3,4-3,8 GHz (anteriormente tratadas sob o WI PT1_40) como as redes móveis de baixa/média potência WBB1 e LMP2 a operar na faixa dos 3,8-4,2 GHz (anteriormente tratadas sob o WI PT1_47).

A par, o PT1 acordou o texto que resume dos estudos e que será enviado ao FM60 para inclusão no Relatório preliminar do ECC.

De referir que, pela sua complexidade, as discussões sobre os desafios técnicos da banda de 3,4-3,8 GHz serão aprofundadas por intermédio de um grupo de correspondência que visará concluir o relatório ECC para consulta pública na próxima reunião do comité.

Sobre o item de trabalho em resposta ao mandato da COM relativamente à coexistência de WBB e LMP na faixa 3800-4200 MHz (WI PT1_47), o PT1 continua a desenvolver o relatório preliminar da ECC havendo necessidade de continuar o trabalho através de grupo de correspondência para resolução dos ponto pendentes para aprovação na reunião extraordinária do PT1 agendada para 27 de fevereiro relativo à faixa 3,8-4,2 GHz. O grupo de correspondência colaborará com o FM60 nas seções relevantes do relatório preliminar do ECC, com o objetivo da sua aprovação para consulta pública na ECC#64, em junho.

Continua o trabalho de desenvolvimento da tarefa sobre a partilha entre WAS/RLAN e MFCN, na faixa 6425-7125 MHz (WI PT1_50), designadamente visando construir uma lista de cenários possíveis.

Relativamente à coordenação transfronteiriça e em relação à faixa 2300 – 2400 MHz, na última reunião deste grupo foi acordado continuar a rever o documento recomendação ECC (14)04, revisão que se encontra concluída e o documento está preliminarmente adotado para consulta pública. O grupo acordou em propor a criação de novas tarefas para a revisão de recomendações ECC/ERC nas faixas 800 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2GHz e 2,6 GHz para revisão da sua aplicabilidade para a tecnologia NR bem como pelo uso de AAS.

Foi identificado um erro numa tabela do documento recomendação ECC (11)05 e a sua correção será enviada para o ECC para aprovação.

Foi proposta uma nova tarefa para terminais móveis aéreos cujo objetivo passa por desenvolver condições técnicas harmonizadas em diversas faixas de frequência MFNC harmonizadas (não-AAS em 700 MHz, 800 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2 GHz e 2,6 GHz, bem como AAS em 1800 MHz, 2 GHz e 2,6 GHz).

A próxima reunião ordinária do ECC PT1 realiza-se de 28 a 31 de maio de 2024, em Atenas, Grécia, numa configuração híbrida.

Notas
nt_title
 
1 Wireless Broadband
2 Low/Medium Power