95.ª reunião do WG SE - fevereiro 2024


Decorreu entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, em Copenhaga na Dinamarca, a 95.ª reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia de Espectro (WG SE) do ECC, contando com a presença de cerca de 89 participantes de 25 administrações e observadores do ECO, ETSI bem como representantes de 27 entidades relacionadas com indústria e/ou operadores: Apple (UK) Ltd, Bluetooth SIG, Inc., Holistic Innovation Slu, Huawei Technologies Italia, Intel, Techem Energy Services GmbH, ASECAP, CAR 2 CAR, Comissão Europeia, European Communications Office, ESF-CRAF, ETNO, ETSI, EUROCONTROL, IARU Region 1, LoRa, UWB Alliance, Wi-Fi Alliance, Wi-SUN Alliance, EHIMA (European Hearing Instruments Manufacturers Association), Eutelsat SA, LPRA, Rohde&Schwarz, Sagemcom, Shure Europe GmbH, SKAO, THALES Communications.

Nesta reunião não houve documentos aprovados após consulta pública.

Foram preliminarmente adotados, nesta reunião, para consulta pública, os seguintes documentos (alguns para revisão):

  • ECC/REC (05)07, Radio frequency channel arrangements for Fixed Service Systems operating in the bands 71-76 GHz and 81-86 GHz, desenvolvido em 2005 e revisto em 2013 (revisão);
  • ERC/REC 12-08 E, Harmonised radio frequency channel arrangements and block allocations for low, medium and high capacity systems in the band 3600 MHz to 4200 MHz (revisão);
  • OOBE Limits of 6 GHz VLP WAS/RLANs below 5935 (novo ECC Report 355);
  • Receiver resilience to transmission on adjacent frequency ranges (nova ECC Recommendation (24)01);
  • Receiver resilience to transmission on adjacent frequency ranges (novo ECC Report 356).

Por já não terem aplicabilidade, foi aprovado suprimir as seguintes Recomendações:

  • ECC/REC (04)05, Guidelines for accommodation and assignment of Multipoint Fixed Wireless systems in frequency bands 3.4-3.6 GHz and 3.6-3.8 GHz, desenvolvido em 2006;
  • ERC/REC 14-03 E, harmonised radio frequency channel arrangements and block allocations for low and medium capacity systems in the band 3400 MHz to 3600 MHz, desenvolvido em 1997.

O grupo responsável por questões do FS (fixed service), SE 19, continua o trabalho relativo à metodologia de protecção do serviço fixo com exceção das interferências de longo prazo. Foi encontrado consenso na metodologia. É necessária uma análise mais profunda sobre o impacto do ACM  na proteção do serviço fixo.  Ainda, e no âmbito da tarefa ligada aos parâmetros do serviço fixo a serem usados em estudos de partilha e compatibilidade, o grupo continua a analisar os dados recebidos no questionário sobre parâmetros técnicos FS de países CEPT, dado o grande volume de informação recebida. Continua ainda o trabalho de identificar, rever e modificar as recomendações ERC/RCC relacionadas com o serviço fixo no que se refere aos MWS (multimedia wireless systems) e aos sistemas ponto a ponto.

O grupo responsável pelas emissões não desejadas, SE21, continuou o desenvolvimento dos documentos ECC Recommendation e ECC Report sobre a resiliência de receptores na presença de emissões em frequências adjacentes e finalizou mais uma etapa do desenvolvimento dos documentos com a adoção preliminar dos mesmos para consulta pública.

O grupo responsável pelos SRD, SE24, continua o trabalho na tarefa sobre carregadores sem fios WPT-EV  e impacto nos serviços de radiocomunicação e aguarda recolha de dados sobre campanha de medidas realizadas. Registou-se também os progressos relativos aos estudos dos MWSSc  na faixa 3,6 – 10,6 GHz tendo esta tarefa recebido várias contribuições sobre a caracterização dos MWSSc e sobre o impacto de outros serviços como vítima (IMT, RAS e serviço amador).

O grupo SE40, dedicado aos assuntos dos serviços por satélite continua a analisar os dados recolhidos nas últimas medições e foram apresentadas algumas análises preliminares a esses mesmos dados. Foram registados progressos no trabalho sobre interferências dos satélites Iridium na faixa 1610.6-1613.8 MHz. Continua o desenvolvimento sobre compatibilidade entre RNSS  e serviço amador sendo de prever o término desta tarefa até à próxima reunião do WGSE. A tarefa sobre interferências agregadas dos serviços por satélite em serviços de radioastronomia continua em andamento devendo ser terminada o mais cedo possível.

O grupo SE45, responsável por estudos de compatibilidade WAS/RLAN, um documento preparação de um ECC Report sobre emissões OOBE  de equipamentos WAS/RLAN VLP  a emitir abaixo dos 5935 MHz com a adoção preliminar do documento para consulta pública. Continua o desenvolvimento da tarefa sobre estudos de compatibilidade e partilha de equipamentos WAS/RLAN, a operar na faixa 6425 – 7125 MHz tendo a equipa de projecto ECC PT1 sido informada de um conjunto de parâmetros. Continua também em desenvolvimento o estudo sobre as condições técnicas que permitam a implementação de acesso dinâmico a WAS/RLAN ao espectro para potências mais altas.

A próxima reunião deste grupo irá decorrer este ano, em maio de 2024, em local ainda a decidir.