Mesa-Redonda regional para a Europa e CEI sobre Estratégia Mundial do Dubai 2026-2029 - janeiro 2024


A União Postal Universal (UPU), enquanto agência das Nações Unidas para o sector postal, leva a cabo a sua atividade de acordo com uma Estratégia Postal Mundial (EPM), definida para cada ciclo de 4 anos. No presente ciclo de 2022-2025, a Estratégia Postal de Abidjan concretiza-se em torno de três pilares estratégicos principais:

  • Reforçar o papel da UPU como principal fórum para o desenvolvimento do sector postal;
  • Reforçar o papel da UPU como fornecedora de soluções técnicas inovadoras e acessíveis para todos os intervenientes do sector postal;
  • Tornar a UPU o principal centro de informação e conhecimento do sector postal.

A EPM começa a ser definida a meio do ciclo anterior. No presente ciclo 2022-2025, o processo de definição da Estratégia Postal Mundial para o ciclo 2026-2029, a aprovar pelo 28.º Congresso, a decorrer no Dubai, em 2025, começou no verão de 2023, com um primeiro questionário sobre o que devem ser as prioridades para o sector postal e para a UPU no ciclo de 2026-2029. A UPU compilou as respostas a este questionário e organizou Mesas-Redondas regionais para apresentação das conclusões preliminares. A Mesa-Redonda para a Europa e países da Comunidade de Estados Independentes (CEI) decorreu no passado dia 26 de janeiro de 2024, em formato virtual, com vista à validação dos resultados preliminares para esta região, que serão apresentados à Comissão 3 - Estratégia Postal - do Conselho de Administração na Sessão 5 dos Conselhos, em abril 2024.

Os resultados preliminares do questionário foram contestados por alguns países europeus que notaram a ausência de algumas das questões que têm sido mais relevantes nos debates da UPU no topo do ranking de prioridades. Por outro lado, aparecem como riscos mais preocupantes alguns que não serão preocupações para os países europeus. Estes resultados parecem não refletir com exatidão o que será o ponto de vista de ministérios, reguladores e operadores europeus.

Em resposta a esta crítica, a UPU salientou que se trata de resultados factuais, apurados através de método estatístico e que é precisamente para fazer a avaliação qualitativa e refletir todas as nuances de cada questão que haverá, daqui até ao 28.º Congresso de 2025, mais oportunidades, sublinhando que a definição da EPM é um processo.