O estado das telecomunicações em Portugal e na UE em 2022


As comunicações eletrónicas são imprescindíveis na sociedade moderna. No dia em que se comemoram as telecomunicações e a sociedade da informação, a ANACOM faz um retrato das comunicações em Portugal em 2022 e como se comparam a nível da União Europeia (UE).

Em 2022, 88% das famílias portuguesas dispunha de acesso fixo ou móvel à Internet (93% UE). Portugal era o 4.º país da UE com maior proporção de acessos de banda larga fixa ultrarrápida (velocidade de download anunciada de 100 Mbps ou mais). A utilização de banda larga fixa nas empresas era de 95% (94% UE) e a banda larga móvel representava 86%, tendo Portugal atingido os valores médios europeus nesse ano.

A utilização de serviços over-the-top (comunicações suportadas na Internet) colocou Portugal acima da UE nos serviços de instant messaging (78% em PT, 72% na UE) e nas chamadas de voz e vídeo (69% em PT, 66% na UE), assim como em outros serviços como redes sociais (67% em PT, 58% na UE) e utilização de material de aprendizagem online (27% em PT, 21% na UE). A utilização de Internet banking em Portugal (57%) aproximou-se da média da UE (60%).

Entre os equipamentos Internet das Coisas (IoT) analisados, Portugal colocou-se acima da UE (28% em PT, 25% na UE) na utilização de equipamentos de uso pessoal com acesso à Internet como relógios inteligentes, pulseiras de fitness, óculos ou auscultadores, equipamentos de localização por GPS, roupas, sapatos ou acessórios.

Relativamente ao comércio eletrónico, em Portugal a percentagem de indivíduos que efetuou compras/encomendas online aproximou-se da média da UE (43% em PT, 56% na UE). Ainda assim, 25% dos portugueses nunca efetuou compras online (Portugal em 5.ª posição no ranking da UE).

Infografia com o retrato das comunicações eletrónicas em Portugal em 2022 e como se comparam a nível da União Europeia.
(clique na imagem para ver a infografia numa nova janela)