51.ª reunião do Comité Consultivo da EUTELSAT - abril 2022


A 51.ª reunião do Comité Consultivo (CC) da EUTELSAT IGO teve lugar a 7 de abril de 2022, por videoconferência, presidida por Diana Drazci (Hungria).

O Secretário Executivo (SE) – Piotr Dmochowski-Lipski, Polónia – da EUTELSAT IGO reportou as atividades que decorreram desde a última reunião do Comité, realizada em outubro de 2021, tendo informado que, na qualidade de Censeur, participou em 7 reuniões do Conselho de Diretores da “holding” Eutelsat Communications S.A. e em 3 reuniões do Conselho de Diretores da companhia Eutelsat S.A., além do encontro anual de acionistas realizado em novembro e numa reunião da Joint Commission que reúne a EUTELSAT IGO e a Eutelsat S.A.

O CC foi informado que a dinamarquesa Eva Berneke foi nomeada CEO da companhia monitorizada pela IGO, com efeitos a 1 de janeiro de 2022, tendo sucedido no cargo a Rodolphe Belmer.

O Comité notou que a situação financeira do grupo Eutelsat mantém a tendência de quebra, tendo as receitas, num total de 572 milhões de euros, registado uma descida de 4.7%. na primeira metade do ano financeiro 2021-2022. Os vários segmentos de negócio (banda larga, dados, vídeo profissional e serviços governamentais) apresentam sinais de abrandamento, sendo que somente a banda larga fixa e os serviços móveis estão em crescimento. O reporte detalhado da situação foi feito ao Comité no decorrer da habitual apresentação da atividade da companhia, feita por videoconferência por Michel Azibert, CEO adjunto da Eutelsat Communications.

No respeitante à guerra na Ucrânia, o CC notou o impacto substancial da mesma na operação da companhia, uma vez que a Eutelsat SA está envolvida em parceiras comerciais com a Federação Russa, bem como, em menor extensão, com a Ucrânia, estando ambos os mercados na origem de cerca de 6 por cento dos seus proveitos. Na sequência das sanções adotadas pela UE contra a Rússia e Bielorrússia, toda a atividade de radiodifusão da RT/Russia Today foi retirada da frota do grupo, que se comprometeu a respeitar a lista de meios de comunicação banidos pela União. O grupo também se ressentiu significativamente das sanções financeiras contra a Rússia e procura meios de pagamento/ faturação alternativos, ao mesmo tempo que monitoriza a evolução da taxa de câmbio do rublo, situação que impacta negativamente os seus resultados financeiros.

O CC notou ainda que o satélite EUTELSAT QUANTUM foi lançado em julho, tendo entrado em funcionamento em novembro de 2021. Na atualidade, a frota de 35 satélites geoestacionários do grupo cobre 2/3 da população mundial.

Estiveram presentes nesta reunião 7 dos Estados que integram o CC: Azerbaijão, Bulgária, França (Administração Notificadora perante a União Internacional de Telecomunicações - UIT), Hungria, Itália, Polónia e Turquia.

Portugal participou na qualidade de Observador, sendo ainda observadores a Bélgica, Liechtenstein e Macedónia do Norte.

A próxima sessão do CC foi agendada para 24 de novembro. A Assembleia de Partes (AP43) decorrerá em Paris, a 10 e 11 maio de 2023.