ANACOM colabora com a Marinha Portuguesa em exercício da NATO em Tróia


A vogal do Conselho de Administração (CA) da ANACOM, Paula Meira Lourenço, assistiu à demonstração dos exercícios de experimentação que estão a decorrer no âmbito da intervenção da ANACOM na realização do exercício NATO REP(MUS)21 - Robotic Experimentation Prototyping augmented by Maritime Unmanned System 2021 - em colaboração com a Marinha Portuguesa, que decorreu a 17 de setembro.

Trata-se da 11.° edição do exercício NATO REP(MUS)21, que decorre em Tróia, entre 13 e 24 de setembro, e no qual participam as marinhas de 17 países, 18 empresas de investigação e desenvolvimento, 1 universidade e 8 entidades da NATO, relacionadas com operações marítimas e/ou sistemas marítimos não tripulados.

A equipa da ANACOM, constituída por mais de 20 colaboradores, com diversas valências, assegura, durante todo o período do exercício, a monitorização do espectro 24h/24h. Entre as 8h e as 20h, esse trabalho é feito no terreno e, durante a noite, é realizado remotamente. É ainda assegurada a deteção e resolução localizada de situações de interferência reportadas.

O exercício NATO REP(MUS)21 visa testar as capacidades da nova geração de sistemas marítimos e aéreos não tripulados e cria condições para a experimentação de plataformas remotas aéreas, de superfície e submarinas, num ambiente controlado.

O exercício de hoje previu uma demonstração de capacidades deste tipo de veículos autónomos, tendo a vogal do CA da ANACOM, Paula Meira Lourenço, considerado "fundamental esta cooperação entre a ANACOM e a Marinha Portuguesa, a participação da Universidade do Porto e de várias entidades nacionais e internacionais, no âmbito da NATO, para dinamizar uma "sandbox" de inovação tecnológica de experimentação em Portugal, permitindo uma visão prospectiva baseada na inovação em sede de utilização do espectro, que é possível devido aos desafios colocados pelas tecnologias das plataformas aéreas e marítimas".

Paula Meira Lourenço, Vogal do Conselho de Administração, e a equipa da ANACOM que esteve presente em Tróia no exercício REP (MUS) 21

Paula Meira Lourenço, Vogal do Conselho de Administração, e a equipa da ANACOM que esteve presente
em Tróia no exercício REP (MUS) 21

Contra-Almirante Valentim Rodrigues e Paula Meira Lourenço, Vogal do Conselho de Administração

Contra-Almirante Valentim Rodrigues e Paula Meira Lourenço, Vogal do Conselho de Administração

Elementos da comitiva que assistiram às demonstrações

Elementos da comitiva que assistiram às demonstrações