Vídeo sobre o 5G e a segurança das redes de geração móvel


A 5.ª geração móvel (5G) está a chegar e com ela uma nova realidade e a promessa de uma vida melhor para todos nós!

Esta tecnologia permitirá maiores velocidades e a existência de mais equipamentos ligados à rede, o que trará inúmeras vantagens, de que são exemplo a telemedicina, cirurgias remotas, agricultura de precisão, carros autónomos e cidades inteligentes.

Contudo, com mais equipamentos ligados à rede 5G, acentuar-se-á também a dependência tecnológica e consequentemente haverá uma maior exposição das redes a ameaças. Este cenário aumenta as preocupações com a segurança, com a capacidade de prevenir e responder a ataques cibernéticos e garantir a privacidade e a proteção dos dados, entre outras, mas isto não significa que a rede 5G seja mais vulnerável ou insegura do que as redes móveis de gerações anteriores. Significa sim, que esta nova tecnologia necessita de análises aprofundadas e de novos requisitos de segurança para a sua implementação - os quais estão a ser avaliados internacionalmente.

Adicionalmente, uma das principais precauções associadas à segurança da rede 5G tem a ver com algo comum a todas as gerações móveis: a forma como os utilizadores a usam. Neste âmbito, a segurança depende de todos nós!

Consulte ainda o Portal 5Ghttps://portal5g.pt/ criado pela ANACOM.