Reunião do RSPG CC - junho 2020


Decorreu a 2 de junho de 2020, por videoconferência, a 3.ª reunião do grupo de trabalho “to help combat Climate Changes” do RSPG (RSPG CC). O grupo, copresidido pela Dinamarca (Robert Lindgaard) e pela Irlanda (Rory Hinchy), foi criado no final de 2019 e visa identificar e efetuar propostas sobre a forma como as políticas relativas ao espectro poderão contribuir para o combate às alterações climáticas.

A reunião contou com cerca de 25 participantes em representação de Estados-Membros e da Comissão Europeia (CE) e foi presidida por um elemento da delegação da Dinamarca (Victor Lopez).

Nesta reunião debateu-se pela primeira vez os contributos dos vários redatores para os diferentes tópicos que o grupo elegeu para aprofundar no futuro relatório ou opinião do RSPG e que são os seguintes:

Questão 1: Identify climate change-related aspects within spectrum management.

Tópico 1: Possibilities to decrease the GHG emissions of wireless technologies.

Tópico 2: Possibilities for wireless solutions to help sectors (other than communications) become more environmentally friendly .

Tópico 3: The need to protect spectrum usages relevant for monitoring climate change or gathering climate-related data.

Tópico 4: EU Green Deal (summary of the issues relevant for the spectrum policy).

Questão 2: How can spectrum management help combat climate change?

Tópico 5: The legal basis for monitoring the climate protection measurements in spectrum management.

Tópico 6: Possible administrative instruments for spectrum management and climate mitigation.

Tópico 7: Discussion of possible issues associated with introducing climate protection aspects in spectrum management.

Devido ao tempo de reunião e ao facto de esta se ter realizado à distância, o debate das propostas de texto foi muito sucinto e limitado, tendo sido solicitado aos participantes o envio de comentários escritos nas próximas duas semanas.

De referir que continua a faltar um relator para o tópico 4 (EU green deal) e para os itens do tópico 7, com exceção da normalização.

Na reunião debateu-se também a forma como o próprio RSPG poderá melhorar a sua pegada ecológica, tema que, dependendo dos contributos que venham a ser recebidos, poderá dar origem a um relatório do RSPG ou à elaboração de linhas de orientação.

A próxima reunião remota do RSPG CC ficou pré-agendada para 23 de junho (manhã) ou para 2 de julho (tarde) de 2020.