ANACOM divulga dados sobre a rede postal e os indicadores de qualidade dos CTT em 2019


A ANACOM, no quadro da monitorização dos objetivos fixados para o serviço postal universal, promove a divulgação dos relatórios sobre a rede postal e oferta de serviços e sobre os valores dos indicadores de qualidade de serviço (IQS) dos CTT - Correios de Portugal (CTT), empresa concessionária do serviço postal universal, no ano 2019.

O relatório1 relativo à rede postal e oferta de serviços dos CTT apresenta a análise dos níveis de desempenho dos indicadores de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços, registados no final de 2019, bem como a evolução da rede postal até essa data. Destaca-se que os CTT tinham em funcionamento 2370 estabelecimentos postais, dos quais 539 estações de correio (das quais uma estação móvel) e 1831 postos de correio (dos quais dois postos móveis).

O número total de estabelecimentos postais no final de 2019 evidencia um crescimento acumulado de 2,3% face ao observado no final de 2014, decorrente de o número de postos de correio criados neste período superar o número de estações de correio encerradas. O número total de estabelecimentos postais é compatível com os objetivos de densidade da rede postalhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1417181, fixados pela ANACOM a 15 de setembro de 2017, que implicitamente coloca em 2296 o número mínimo de estabelecimentos postais que os CTT devem manter em funcionamento. Com base na informação reportada pelos CTT, em 2019 foram atingidos por este operador os objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços.

No que concerne aos valores de IQS do serviço postal universal prestado pelos CTT, e de acordo com os dados reportados pela empresa, em 2019 nenhum dos IQS atingiu os objetivos de desempenhohttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1456816, fixados pela ANACOM na decisão de 12 de julho de 2018, para o ano em análise. De acordo com os CTT, os valores dos IQS em 2019 foram afetados por ocorrências ao nível operacional, relacionadas com dificuldades na contratação de pessoal, perturbações laborais, diminuição da capacidade de tratamento de correio por instalação de novas máquinas, perturbações e limitações ao nível das ligações e capacidade de transporte para as Regiões Autónomas, pese embora a empresa tenha adotado diversas medidas para mitigar os efeitos das referidas ocorrências.

Notas
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1 Este relatório foi elaborado com base na informação reportada pelos CTT e poderá ser objeto de adaptações caso se verifiquem revisões ou alterações, nomeadamente comunicadas pelos CTT ou decorrentes de ações de fiscalização realizadas pela ANACOM.

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