Fraudes e ciberataques relacionadas com o COVID-19 estão a aumentar


As situações de fraude, na Internet e presenciais, e de ciberataques relacionados com o COVID-19 estão a aumentar, segundo têm divulgado a Polícia Judiciária (PJ), a Guarda Nacional Republicana e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). A ANACOM junta-se a estas entidades no alerta relativamente a estas situações, para que todos estejam atentos aos avisos das autoridades e ajudem à sua divulgação junto da respetiva rede de contactos, para ajudar a travar estas situações e evitar a disseminação de informação falsa.

De acordo com a informação divulgada pela PJ, GNR e o CNCS, as situações mais frequentes envolvem as seguintes práticas:

  • Campanhas de phishing (por email, SMS ou redes sociais) utilizando a imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do sector da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia e orientadas para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com software malicioso;
  • Divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis que aparentam divulgar informação em tempo real sobre a pandemia (ex: mapas dinâmicos de contágio), mas que visam, na realidade, infetar os dispositivos dos utilizadores com software malicioso;
  • Esquemas de fraude digital partilhados por email ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de crowdsourcing para a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal;
  • Envio de informação falsa através de SMS, nomeadamente a de que estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate ao COVID-19 e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo Governo. Para tal, bastaria pagar uma determinada quantia indicada no SMS e o reembolso seria feito através do registo no link enviado.
  • Esquemas de burla, em que determinadas pessoas se fazem passar por profissionais de saúde ou dos operadores de telecomunicações para acederem às habitações com fins fraudulentos.

O CNCS alerta ainda os utilizadores para que não confiem, nem instalem a app para telemóvel COVID-19 Tracker  (uma das mais partilhadas entre os utilizadores) uma vez que o seu objetivo não é esclarecer sobre a pandemia de COVID-19, mas antes bloquear equipamentos Android através da instalação de um software malicioso.

Importa assim, que as pessoas não procedam à instalação de app e software sem se certificarem previamente da sua autenticidade e que todos estejam atentos aos conteúdos que circulam nas redes sociais, para não serem vítimas de esquemas fraudulentos e para não contribuírem para a divulgação de informação falsa.

A ANACOM apela ainda a todos os consumidores e utilizadores de serviços de comunicações que precisem de contactar estas entidades, os operadores ou a própria ANACOM, sobre estes ou outros assuntos,  para que não o façam presencialmente e utilizem os canais digitais e linhas telefónicas. Todas as entidades do sector têm os seus contactos telefónicos e endereços de email nos respetivos sites.

Se quiser apresentar uma reclamação utilize o livro de reclamações eletrónico Link externo.https://www.livroreclamacoes.pt/inicio.