Grupo GLS - Paris


/ Atualizado em 28.07.2006

A sexta reunião do grupo de administrações da União Europeia associadas ao sistema europeu de radionavegação por satélite Galileo, designado por grupo GLS, decorreu em Paris, a 7 de Novembro.

O seu principal objectivo foi a preparação para a primeira reunião de consulta entre administrações notificadoras de sistemas RNSS (serviço de radionavegação por satélite), no âmbito da Resolução 609 da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC03), que irá decorrer a 8 e 9 de Dezembro, em Genebra, no quadro da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Os representantes da Comissão Europeia (CE) presentes neste encontro recomendaram a presença das várias administrações que integram o grupo GLS na primeira reunião de consulta da UIT. A CE, através dos respectivos representantes (Joint Undertaking - JU), também participará na qualidade de observadora. A França, como administração notificadora dos sistemas de satélite que compõem o Galileo, vai naturalmente liderar este processo em nome dos países do grupo GLS.

Nesta reunião do GLS, foi acordado que o sistema MSATNAV-2 passará a ser o filing representativo do Galileo nestas reuniões de consulta. As primeiras simulações feitas pela Agence Nationale des Fréquences (ANFR) e pela ALCATEL-SPACE para os valores de epfd e apresentadas nesta reunião foram efectuadas para este filing. A Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou um documento também para este sistema (MSATNAV-2), contendo alguns parâmetros a ter em conta para o cálculo do epfd.

Em anexo à Resolução 609 (WRC03) estão definidos milestones, com o objectivo de eliminar a possibilidade de, nas reuniões de consulta, serem considerados os chamados satélites de 'papel'. Assim, é necessário que as administrações notificadoras apresentem documentos comprovativos do acordo para a construção ou aquisição de satélites e uma prova clara do acordo firmado para o seu lançamento. Por se tratar de documentos confidenciais, a Resolução indica que a administração notificadora é responsável pela veracidade desta documentação, podendo, por exemplo, apresentar um comprometimento escrito, o que, no caso do Galileo, estará a cargo da França.

Foram apresentados dois documentos com cálculos efectuados pela ANFR e pela Alcatel Space. As diferenças obtidas, segundo os autores, poderão dever-se por exemplo, a eventuais diferenças assumidas relativamente aos parâmetros das antenas.

O encontro foi presidido pela ANFR e contou com a presença de delegados das administrações francesa, italiana, portuguesa e inglesa, bem como do JU (Joint Undertaking), Alcatel Space, CNES (França), Astrium (Alemanha), ESA, Ministério francês dos Transportes e um perito do Signal Task Force (STF).

A próxima reunião ficou agendada para 16 de Março de 2004, em Paris.