Reunião do ECC WG FM Drones - abril 2017


O WG FM estabeleceu um grupo por correspondência designado por WG FM Drones, que é presidido pela Áustria, para desenvolver um relatório sobre sistemas vulgarmente designados por “drones”, nomeadamente sobre aspectos técnicos e regulamentares de Unmanned Aircraft Systems (UAS) e necessidades para regulação do espectro.

A 2.ª reunião do WG FM Drones decorreu em Lisboa, de 6 a 7 de abril de 2017, e estiveram presentes 18 participantes.

Os principais assuntos abordados nesta reunião foram a proposta de relatório em UAS e faixas de frequências para UAS.

Relativamente ao relatório em UAS, “Technical and Regulatory Aspects and the Needs for Spectrum Regulation for Unmanned Aircraft Systems (UAS)”, de notar que o mesmo teve por base um questionário da CEPT, dividido em duas partes, nomeadamente para a regulação do espectro e para a regulação aeronáutica, que recebeu respostas quer de Administrações da CEPT assim como de partes interessadas. Uma das ideias inseridas na proposta de relatório é que no futuro os UAS poderão vir a recorrer às frequências identificadas na Recomendação ERC 25-10 para download de vídeo (payload) e foram clarificadas quais as faixas de frequências isentas de licenciamento radioelétrico que podem ser utilizadas por UAS. A proposta de relatório em UAS resultante desta reunião, foi finalizada por correspondência e será submetida para a próxima reunião do WG FM (maio de 2017), para ser aprovada para consulta pública.

A proposta de relatório em UAS não inclui novas faixas de frequências para UAS, nomeadamente para utilização profissional, tendo sido finalizado um documento com algumas considerações sobre possíveis faixas de frequências para UAS para consideração na próxima reunião do WG FM.