69.ª Assembleia Geral do ETSI - abril 2017


Teve lugar em Sophia Antipolis (França), a 4 e 5 de abril de 2017, a 69.ª Assembleia-Geral (AG) do ETSI.

A AG aprovou a adesão de 43 novos membros (34 full members e 9 associate members), bem como um conjunto de “saídas” de associados, expulsões e alterações de estatuto ou de nome. No global, face à AG de abril de 2016, foi registado um aumento do número total de membros e das unidades de contribuição (UC), que passaram, respetivamente, de 817 e 4172 para 847 e 4239.

Foram aprovados em sede de Specially Convened Meeting um conjunto de documentos visando nomeadamente:

  • dotar o Board de poderes de forma a permitir a criação de grupos de coordenação, bem como a participação do ETSI em grupos de coordenação externos;
  • clarificar o termo “officials” nas Diretivas do ETSI de forma a especificar, em cada caso, os visados;
  • criar um novo processo de adesão e expulsão dos membros, mais flexível, em que se torna possível levar a cabo alterações no processo 4 vezes por ano em vez das duas habituais.

A AG tomou nota do relatório apresentado pelo Comité Financeiro sobre a situação financeira do Instituto referente a 2016, que apresentava um resultado positivo, e aprovou as linhas de orientação do orçamento para 2018 propostas pelo Diretor-Geral, que mantém inalterados os valores das diversas UC. Foram, ainda, aprovados o relatório anual 2016 do ETSI, o relatório dos auditores e os estados financeiros relativos a 2016.

Tendo em vista as eleições que decorrerão em novembro de 2017, a AG aprovou as características do Board para o próximo mandato, mantendo-se inalteradas as características atualmente em vigor.

Por último, no domínio da cooperação, foi aprovada a criação/renovação de um conjunto de Memorandos de Entendimento e de Acordos de Cooperação.

A próxima AG ficou agendada para os dias 28 e 29 de novembro de 2017, em Sophia Antipolis.