1.ª reunião da CPG PTD - Roma


Decorreu em Roma (Itália), de 20 a 22 de setembro de 2016, a 1.ª reunião da Equipa de Projeto D do Grupo de Preparação da Conferência (CPG PTD) de 2019, com a presença de cerca de 72 participantes, incluindo o observador do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), bem como representantes da indústria e operadores.

A CPG PTD é responsável pelos seguintes itens da agenda da próxima Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2019 (WRC-19):

  • AI 1.1 (amadores)

    Consideração da atribuição do espectro 50-52 MHz para radioamador com estatuto secundário. Em Portugal, o intervalo 50-52 MHz já é utilizado por várias categorias de amador (estatuto secundário). Acompanhamento da evolução da situação da faixa por ter implicações na regulamentação do serviço de amador. O espectro 50,5-51 MHz é condicionado.

    draft da CEPT Brief foi alterado, com base nos documentos e discussões ocorridas durante a reunião do Drafting Group (DG).
  • AI 1.11 (tracksides)

    Harmonização de espectro para o sistema global de comunicações sem fio para comunicação ferroviária (GSM-R). Os grupos de trabalho da União Internacional das Telecomunicações (UIT) irão avaliar as necessidades de espectro, bem como as condições técnicas, operacionais e implementação de sistemas de radiocomunicações entre os comboios e os trackside [Resolução 236 (WRC-15)]. Na CEPT já existem relatórios elaborados de modo a permitir a coordenação entre o GSM-R e o sistema de comunicações móveis de 3.ª geração.

    Foi elaborado um draft da CEPT Brief, com base nos documentos e discussões ocorridas durante a reunião do DG. Contudo, o grupo concordou em aguardar pelas respostas das Administrações ao questionário lançado pelo Sector das Radiocomunicações da UIT, que pertence ao grupo responsável pelos estudos relacionados com serviço móvel terrestre, excluindo telecomunicações móveis internacionais, serviços de amador e amador por satélite (WP5A).
  • AI 1.12 (ITS)

    Harmonização da quantidade máxima possível de espectro a nível regional, ou possivelmente global, que permita a implementação de sistemas de transporte inteligentes (ITS) em atribuições para o serviço móvel [Resolução 237 (WRC-15)]. Na Europa, a faixa 5875-5905 MHz encontra-se harmonizada para ITS relativos a aspectos de segurança dos passageiros. Na CEPT encontra-se ainda em vigor a Recomendação ECC/REC/(08)01, que estabelece as condições para a utilização de ITS na faixa 5855-5875 MHz.

    Sobre este assunto a GPG PTD recebeu vários contributos. De notar o da empresa norte-americana produtora de chipsets para as tecnologias de acesso múltiplo por divisão de código e de banda larga - Qualcomm - que considera que os ITS necessitam de mais espectro (para além dos 5875-5905 MHz, incluindo pelo menos 5905-5925 MHz). Considera ainda a Qualcomm que a partilha com redes locais via rádio (RLAN) nos 5855-5875 MHz pode ser analisada, desde que os ITS sejam protegidos.

    Propõe analisar a compatibilidade entre as RLAN com o intuito de proteger os ITS na faixa dos 5855-5875 MHz e na faixa dos 5875-5925 MHz. Justificam esta opção com base no novo release 14 do projeto partilhado da 3.ª geração (3GPP), onde está a ser desenvolvido o long term evolution - vehicle-to-vehicle. Foi notado que a coexistência entre RLAN e ITS não é de todo possível, como demonstram os resultados de estudos da Federal Communications Commission.

    Durante a plenária, foi acordado que os estudos sobre a oportunidade para estender a faixa dos ITS para 5905-5925 MHz deverão decorrer no seio da PTD e a compatibilidade com as RLAN sob a agenda AI 1.16.

    Foi elaborado um draft da CEPT Brief com base nos documentos e discussões ocorridas durante a reunião do DG.
  • AI 1.16 (RLAN 5 GHz)

    Assuntos relacionados com sistemas de acesso sem fios, incluindo sistemas de acesso sem fios em redes locais via rádio, na faixa dos 5150-5925 MHz, elaborando ainda ações regulatórias, incluindo atribuição adicional de espectro para o serviço móvel [Resolução 239 (WRC-15)]. Na CEPT foram já desenvolvidos 3 relatórios neste âmbito, em resposta a um mandato da Comissão Europeia (CEPT Report 57; ECC Report 244).

    Sobre este assunto a GPG PTD recebeu imensos contributos (12) que foram discutidos após a apresentação da documentação informativa provinda do WP5A.

    Foi discutido que na faixa dos 5 GHz existem imensas aplicações, que não estão cobertas pelo item da Agenda AI 1.16, mas que devem ser tidas em consideração. Algumas administrações relembraram a necessidade de se analisar a compatibilidade entre as RLAN e os radares meteorológicos que operam na faixa dos 5350-5470 MHz, dado o impacto regulamentar ao introduzir a Recomendação M.1849-1 nas footnotes 5.447F e 5.450A, nomeadamente a aplicação das mesmas caraterísticas do digital frequency selection.

    A Qualcomm apresentou um documento onde realça a importância das RLAN para o desenvolvimento do 5G, em especial ao atribuir os 5150-5875 MHz, com limitações que protejam os incumbentes. Contudo, realçam que os ITS se revestem de igual importância, pelo que propõe que se analise o impacto da introdução das RLAN versus ITS na faixa 5855-5875 MHz, deixando a faixa 5875-5925 MHz para os ITS.

    Foi elaborado um draft da CEPT Brief, com base nos documentos e discussões decorridas durante a reunião do DG.
  • AI 9.1.5 (alterado para footnotes 5.447F e 5.450A)

    Pretende-se com este item da agenda investigar o impacto no serviço móvel, devido à alteração das footnotes 5.447F e 5.450A, relativas à permissão da utilização do serviço móvel, desde que proteja os serviços de radiolocalização, radiodeterminação e serviço de exploração da terra por satélite, ao remover dessas footnotes a referência à recomendação M.1638-0 (caraterísticas e requisitos de proteção para estudos de partilha para radiolocalização, radionavegação aeronáutica e radares meteorológicos que operam na faixa 5250-5850 MHz) e a introdução da nova Recomendação M.1849-1 (aspectos técnicos e operacionais de radares meteorológicos), que contém caraterísticas de novos radares que operam nas várias subfaixas dos 5250-5725 MHz, incluindo os critérios de proteção para radares meteorológicos que operam na faixa dos 5350-5470 MHz.

    Foi elaborado um draft da CEPT Brief, com base nos documentos e discussões ocorridas durante a reunião do DG. Foi sugerido que se alterasse o nome deste DG, de modo a melhor refletir o âmbito do item da agenda.
  • AI 9.1.6 (wireless power transmissions)

    Realização de estudos urgentes no tocante aos wireless power transmission (WPT) para veículos elétricos, nomeadamente, o impacto dos WPT nos serviços de radiocomunicações, bem como analisar faixas de frequências harmonizadas que minimizam o impacto nos serviços de radiocomunicações. Estes estudos deverão ter em conta as discussões e procedimentos de normalização da Comissão Eletrotécnica Internacional, Society of Automotive Engineers e Organization for Standardization, para harmonizar tecnologias WPT em veículos elétricos.

    Foi elaborado um draft da CEPT Brief, com base nos documentos e discussões mantidas durante a reunião do DG.

A próxima reunião irá decorrer de 10 a 12 de janeiro de 2017, em Helsínquia (Finlândia).