ANACOM assegura qualidade das comunicações no Rock in Rio e na Taça de Portugal


No âmbito da sua atividade de fiscalização e monitorização, as equipas da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) vão estar presentes em diversos eventos musicais e desportivos que decorrem este fim de semana para garantir que não existem problemas de comunicações para serviços tão importantes como os das forças de segurança, emergência e da aeronáutica civil, e para o próprio desenrolar dos eventos. Entre os eventos incluem-se a final da Taça de Portugal em futebol, o concerto da cantora Adele, além do Rock in Rio.

Isto porque estes eventos de grande dimensão envolvem uma elevada concentração de meios rádio, que podem provocar interferências e perturbações nas comunicações, e é preciso assegurar que não existem situações que afetem as redes de comunicação ao serviço das diversas entidades envolvidas nos eventos (empresas e forças de segurança, artistas, bombeiros, media, operadores públicos, entre outros). Só no Rock in Rio, por exemplo, para além de todas as outras redes, estão licenciadas temporariamente mais de 300 redes de comunicações para o mesmo espaço. Todas estas redes serão monitorizadas pela ANACOM.

Num grande número de situações, as ocorrências detetadas pela Autoridade Nacional de Comunicações traduzem-se em utilizações ilegais de redes sem licença, que muitas vezes provocam interferências com as redes de operadores devidamente licenciados, sendo o objetivo das equipas da ANACOM garantir a integridade e o sucesso das comunicações através da eliminação dessas utilizações ilícitas e da resolução de problemas de interferências que ocorram.

Esta atividade tem o seu auge no período da primavera e verão, época do ano em que se realizam os grandes festivais de música e um elevado número de provas de competição de várias modalidades desportivas, mas existe sempre que se realizam eventos sociais, políticos, religiosos, que envolvam a confluência de muitas entidades e a utilização de um grande número de meios rádio.