ICP apresenta Modelo de Custeio


/ Atualizado em 21.01.2002

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) apresenta amanhã, em Lisboa, o Modelo de Custeio da Rede Fixa de Telecomunicações. A apresentação é aberta a todos os interessados e decorrerá amanhã, 17 de Novembro, no Hotel Le Meridien - Park Atlantic, em Lisboa, pelas 9H15, com a presença de João Confraria, administrador do ICP.

Este "Hybrid Cost Proxy Model", na sua designação internacional, constitui uma ferramenta de trabalho a ser utilizada nas tarefas regulatórias do ICP, fornecendo um auxiliar quantitativo com um elevado grau de rigor, nomeadamente no que concerne à orientação dos preços dos serviços para os custos incrementais de longo prazo, à interligação entre redes e à obrigação de prestação do serviço universal de telecomunicações. Este modelo é, além disso, um dos primeiros a ser concluído na Europa.

A elaboração do modelo de custeio teve por base informações sobre a distribuição geográfica dos clientes da Portugal Telecom, bem como informações públicas prestadas pelo Instituto Geográfico do Exército e pelo Instituto Geológico e Mineiro e do Instituto Nacional de Estatística.