35.ª reunião do Comité Consultivo da IMSO - Londres


Decorreu em Londres (Reino Unido), de 15 a 17 de setembro de 2014, a 35.ª reunião do Comité Consultivo (CC) da Organização Internacional de Comunicações Móveis via Satélite (IMSO).

Entre os principais assuntos da agenda, destaque para a continuação do debate em torno da fórmula de financiamento do sistema de identificação e seguimento de navios a longa distância (long range identification and tracking of ships - LRIT). De igual modo, a abertura da prestação do sistema global de socorro e segurança marítimos (Global Maritime Distress and Safety System - GMDSS) a um segundo operador (Iridium), além do operador histórico (Inmarsat), ocupou a agenda da reunião.

Ambos os temas estarão no centro da Assembleia, órgão máximo da IMSO, cuja 23.ª sessão decorre em Londres, entre 25 e 28 de novembro de 2014.

No respeitante à fórmula LRIT, estiveram em discussão 3 propostas: do Diretor Geral da organização, de Vanuatu e do Reino Unido, que defende a introdução de 2 fatores de ponderação – número de navios e número de bandeiras - que acabaria por ser adotada pelo Comité. Esta proposta foi vista com agrado pelos representantes da União Europeia (UE), que gere o maior centro de dados do sistema LRIT, coordenado pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), sediada em Lisboa.

O facto de os 3 elementos sénior do Diretorado - Diretor Geral, Diretor Geral adjunto e responsável por finanças, administração e conferências - virem a retirar-se de funções ou a reformar-se praticamente em simultâneo é de igual modo um fator de preocupação para as Partes, que na próxima Assembleia deverão eleger o futuro Diretor Geral entre 5 candidatos (Alemanha, França, Itália, Roménia e Bangladesh).

O CC da IMSO voltará a reunir em maio ou junho de 2015, em data a definir, de forma a dar ao novo Diretor Geral tempo para se preparar para a função.