Reunião do ECC TG6 - Copenhaga


O ECC TG6 (long term vision UHF) foi criado na 34.ª reunião do ECC (junho de 2013) e tem como principal objetivo desenvolver estudos visando o desenvolvimento de uma visão de longo prazo para a faixa de radiodifusão UHF (com foco na faixa 470-694 MHz) na Europa, abordando especificamente as seguintes questões consideradas fundamentais:

  • identificação e análise de cenários possíveis para o desenvolvimento da faixa no longo prazo, partindo da situação existente e reconhecendo os estudos em curso na faixa dos 700 MHz na Europa e desenvolvimentos a curto/médio prazo, por exemplo, do item 1.2 da agenda da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15) e a resposta ao mandato da Comissão Europeia (CE);
     
  •  flexibilidade das Administrações da CEPT para abordarem, de forma individual, a utilização futura da faixa;
     
  •  garantia do acesso equitativo à faixa às Administrações da CEPT que desejam explorar os serviços de radiodifusão;
     
  •  perceção de existência de um ambiente estável para investimentos futuros por parte dos serviços previstos para a faixa, incluindo produção de programas e eventos especiais (PMSE).

O grupo deverá desenvolver em conformidade um projeto de relatório ECC.

A 4.ª reunião do grupo de trabalho ECC TG6 decorreu de 2 a 4 de abril de 2014, em Copenhaga (Dinamarca), e contou com 60 participantes, incluindo 17 Administrações, Gabinete Europeu de Comunicações (ECO) e várias organizações/empresas. O grupo é presidido pela ANACOM.

O ECC, na sua 36.ª reunião em março de 2014, atribuiu uma nova tarefa ao TG6 sobre os planos de radiodifusão do acordo de Genebra de 2006 (GE06) nos 700 MHz, tendo em conta a necessidade de coordenação transfronteiriça nessa faixa. Foi decidido que o ECO irá coordenar o assunto a fim de preparar um documento a ser submetido na 5.ª reunião do TG6 em maio de 2014. Sobre este tema, o TG6 deverá reportar ao ECC em novembro de 2014.

O projeto de relatório ECC continuou a ser desenvolvido nesta reunião e, tendo por base as contribuições recebidas, foram atualizadas várias secções relevantes da proposta de relatório ECC, descritas de seguida.

Sobre o capítulo 3 (background) é de realçar que, dado nem todos os países CEPT terem efetuado o analogue swith-off (ASO), a secção em que deverá ser descrita de forma estatística a atual distribuição de televisão digital terrestre (TDT) nos diversos países da CEPT para entrega de serviços de televisão vai também refletir a distribuição de televisão via plataforma analógica. Foram adicionadas várias novas secções com diversos novos tópicos, nomeadamente, "Benefits of terrestrial broadcasting", "Available distribution platforms for public service broadcasting", "The role of terrestrial broadcasting in providing information in times of emergencies" e "The duration of the TV RoU currently assigned". Sobre os equipamentos para a produção de programas e eventos especiais (PMSE) foi efetuada uma referência ao ECC Report 204 sobre "Spectrum use and future requirements for PMSE" para refletir a sua utilização em termos espectrais.

O capítulo 4 da proposta de relatório ECC, cujo desenvolvimento teve início na última reunião, foi todo revisto com exceção da parte final que conterá o "resumo", sendo que o título mudou para "Evolution of services, technology and networks" para melhor refletir a nova estrutura.

No capítulo 5, "Indicators for the monitoring of expected developments", foi introduzido um novo indicador "devices used for television/AV viewing" que tem como objetivo descrever as alterações dos hábitos dos consumidores na visualização de conteúdos de televisão.

Sobre o capítulo 6, assuntos sobre a visão de longo prazo, a maioria das contribuições submetidas foram sobre novas definições para os termos utilizados nos estudos em desenvolvimento pelo TG6, sobre a classificação/categorização genérica dos cenários, sobre os cenários e a sua avaliação e sobre assuntos de coordenação transfronteiriça. Com base nas discussões tidas, as principais alterações foram a categorização dos cenários (existem agora 4 categorias) tendo a descrição dos 13 cenários e respetiva avaliação para a faixa UHF 470-694 MHz sido inseridos num anexo, e a introdução de uma tabela em que é efetuada uma análise da coexistência entre as várias categorias (que ainda necessita de ser discutida em detalhe pelo grupo).

A próxima reunião do ECC TG6 foi agendada para 13 a 15 de maio de 2014.