Índice satisfação do cliente das comunicações 2012


Foram divulgados a 17 de junho 2013 os resultados da edição de 2012 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente relativo ao sector das comunicações. O estudo abrange nomeadamente, o serviço telefónico fixo (STF), serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição (STVS), a Internet fixa e a Internet móvel.

Os clientes do serviço telefónico móvel são os que detêm o índice de satisfação global mais elevado, com os valores mais altos nos índices de valor apercebido (relação qualidade/preço), imagem e lealdade, mas também são os que mais reclamações apresentam. A Internet fixa e móvel obtém os valores mínimos na variável satisfação do cliente, apresentando ainda assim o menor índice de reclamações. A televisão por subscrição e o serviço telefónico fixo registam valores elevados nos índices de satisfação, expectativas e reclamações do cliente.

O projeto ECSI é um sistema de medida, pela via da satisfação do cliente, da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, desenvolvido desde 1999 por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL).


Mais informação: