2.ª reunião do Grupo de Trabalho Recursos Humanos e Financeiros - Genebra


Teve lugar em Genebra (Suíça), a 5 e 6 de fevereiro de 2013, a 2.ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Conselho da UIT sobre Recursos Humanos e Financeiros. Esta reunião, presidida por Bruce Gracie (Canadá), teve como principal objetivo a revisão da proposta de orçamento da União para o biénio 2014-2015.

Neste ponto da agenda, os Estados membros alertaram para a precária situação financeira da UIT com capitais próprios negativos de 166 milhões de francos suíços, bem como para o facto de este orçamento não ser equilibrado por recorrer à utilização de 12.7 milhões de francos suíços da conta de reserva. A proposta de orçamento será revista na sessão de 2013 do Conselho da UIT, para aprovação.

Foi ainda debatido um conjunto de emendas ao Regulamento Financeiro da União, apresentado pelo secretariado da UIT e que os participantes consideraram muito técnico e difícil de compreender, pelo que será preparada uma análise dos seus impactos para consideração na próxima sessão do Conselho da União.

De referir ainda a discussão sobre as recomendações do Independent Management Advisory Committee (IMAC), em particular a sugestão de que o posto de auditoria interna da UIT fosse preenchido. O Secretário-Geral não aceitou esta recomendação por considerar tratar-se de microgestão mas os participantes na reunião defenderam a sua implementação, pelo que o assunto voltará a ser debatido na sessão anual (2013) do Conselho da UIT.

A reunião debruçou-se também sobre o relatório de pessoal da UIT, tendo sido notada a diferença acentuada de géneros.

Este GT voltará a reunir em 2014.