Maioria das ações de monitorização de TDT constatam deficiências nas instalações de receção


Na maioria das situações em que se deslocou ao terreno para fazer medições do nível de sinal de televisão digital terrestre (TDT) devido a dificuldades na receção, a ANACOM constatou que os problemas se deviam sobretudo a deficiências relacionadas com a instalação. Foi assim em mais de metade das ações de monitorização realizadas em 2012.

Na mais recente ação de monitorização realizada, no concelho do Sardoal, também foi esta a conclusão a que se chegou após realizar medições intensivas, entre 22 e 26 de outubro, das 16h às 24 horas (o horário em que alegadamente se verificariam os problemas de receção de sinal).

As medições foram feitas em locais de cobertura por meios terrestres, TDT, segundo a informação disponibilizada pela PT Comunicações (PTC). Complementarmente foram feitas medições em Mogão Cimeiro e na freguesia de Alcaravela, apesar de serem classificadas pela PTC como zonas com cobertura por satélite (DTH).

Em todos os casos, as moradas analisadas foram as indicadas pelos presidentes das juntas de freguesia como tendo problemas na receção do sinal.

Em conclusão da ação, não se confirmaram os problemas de cobertura reportados pela Câmara do Sardoal, já que o sinal apresentava elevada qualidade e estabilidade, mas constatou-se existirem deficiências ao nível das instalações. Em 14 instalações de receção analisadas, 12 apresentavam problemas técnicos, que deverão ser corrigidos pelos utilizadores.