Esclarecimento sobre os dados de clientes triple play da Portugal Telecom


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações constatou uma disparidade entre o número de clientes triple play da Portugal Telecom no primeiro trimestre deste ano, divulgado pela operadora num comunicado publicado no seu site e nos meios de comunicação social, e os dados que a operadora reportou a esta Autoridade para o mesmo período.

Contactada a PT com vista ao esclarecimento dos dados, constatou-se que a operadora utilizou diferentes critérios de contabilização para apuramento do número de clientes triple play do Meo no período em causa.

Na informação relativa ao 1º trimestre que enviou à ANACOM em 30 de abril, a operadora reportou 665 244 clientes triple play, utilizando a definição de pacote triple play que está em vigor e que consiste na existência de uma oferta comercial de um único operador que englobe três serviços, comercializada como uma oferta única e com uma única fatura  - sendo esta a definição utilizada pela Comissão Europeia (CE) e pela ANACOM.

Na informação divulgada nos media, no seu site e num comunicado enviado à CMVM no dia 4 de junho, a Portugal Telecom  afirmava ter 728 mil clientes. A diferença face aos 665 244 clientes reportados à ANACOM prende-se com o critério adotado na contabilização, já que na informação que enviou à CMVM a PT considera clientes triple play do Meo  aqueles «que subscreveram a um único operador três serviços, associados a apenas uma  conta de cliente, numa oferta em pacote ou não. Os serviços podem ser de marcas diferentes».

Na informação divulgada, a PT afirmava que os 728 mil clientes davam ao Meo a liderança do mercado triple play. Como o critério utilizado pela operadora é diferente daquele que usa no reporte de informação à ANACOM, vem esta Autoridade esclarecer que aquele número não é passível de confirmação por parte desta Autoridade. 

De acordo com os dados reportados à ANACOM, utilizando a definição de pacote em vigor quer junto da ANACOM, quer junto da CE (oferta comercial de um único operador que englobe três serviços, comercializada como uma oferta única e com uma única fatura), a Portugal Telecom tinha no final de março 665 244 clientes. No mesmo período, e utilizando o mesmo critério, a ZON reportou 715.656 clientes.

Considerando que a informação divulgada pela PT é utilizada numa campanha publicitária que realça a liderança do Meo no serviço triple play, a ANACOM endereçou o assunto à Direção Geral do Consumidor, entidade com competência na matéria.