Decorreu em Copenhaga (Dinamarca), de 5 a 7 de Julho de 2011, a 10.ª reunião equipa de projecto (PT) 43 do grupo de trabalho Engenharia do Espectro (WG SE), responsável pela definição dos requisitos técnicos para a operação de equipamentos/sistemas de rádio cognitivos (CR) no espectro não utilizado pelas redes terrestres digitais (DTT) - designado por 'white-space devices' (WSD), bem como PMSE, na faixa de frequências dos 470-790 MHz e os serviços a operarem em faixas adjacentes.
Esta reunião teve como ponto de agenda o início dos estudos identificados na reunião passada do WGSE, nomeadamente:
- Analisar a possibilidade de se harmonizar os limites de EIRP dos WSD a nível dos Estados-Membros, de forma a limitar as incertezas à indústria. Para tal é necessário que se adopte um conjunto mais limitado de valores das características dos WSD.
- Deverão ser conduzidos estudos de impacte nas redes em operação nas faixas adjacentes às do 470-790 MHz.
- Deverá ser analisada uma combinação entre as técnicas de geolocalização e sensing.
Foram recebidos vários contributos, sendo que a maioria dos mesmos se destinaram a propor alterações à metodologia implementada no ECC Report 159 - quanto ao cálculo dos níveis de potência dos WSD quando operados autonomamente - bem como alguns dos pressupostos. Este aspecto foi dicutido durante a aprovação da agenda, tendo em conta o mandato recebido pelo WGSE.
Sobre a protecção dos headends utilizados pelos operadores de cabo, e tomando em atenção as linhas de orientação do WGSE e do ECC, foi elaborado um documento onde se tecem algumas considerações sobre o impacte dos WSD e assumindo o cenário típico apresentado pela Cable Europe.