5.ª Reunião da PT 47 do WG FM - Montegrotto


Teve lugar em Montegrotto (Itália), a 6 e 7 de Setembro de 2010, a 5.ª reunião da equipa de projecto (PT) 47 do grupo de trabalho Gestão de Frequências (WG FM), sob presidência de Emmanuel Faussurier. Os principais assuntos discutidos foram aplicações UWB específicas, principalmente aplicações UWB LT2 (Location tracking), e a revisão das Decisões ECC/DEC/(06)04 e ECC/DEC/(06)12 para aplicações UWB genéricas.

Mais concretamente, estão em estudo soluções regulamentares para as seguintes aplicações UWB específicas:

  • LAES (Location Tracking Application for Emergency Services) na faixa 3,4-4,8 GHz;
  • LT2 (Location Tracking Applications Type 2) na faixa 3,4-4,8 GHz;
  • LTA (Location Tracking and Sensor Applications for Automotive and Transportation environments) nas faixas 3,1-4,8 GHz e 6-8,5 GHz;
  • Airborne UWB applications nas faixas 3,1-4,8 GHz e 6-8,5 GHz.

A PT 24 do Grupo de Trabalho Engenharia do Espectro (WG SE), que efectua estudos de compatibilidade em suporte às soluções regulamentares em desenvolvimento pela PT 47, pretende desenvolver dois relatórios ECC, um para as aplicações 1, 2 e 3 e outro para a aplicação 4:

  • ECC Report “Studies relating to UWB as described in Annex to CEPT Report 34 (excluding Airborne UWB)”;
  • ECC Report “Airborne UWB in the frequency bands 3.1-4.8 GHz and 6-8.5 GHz”.

De acordo com uma contribuição da PT 24, o grupo notou a lista dos serviços de radiocomunicações que podem ser afectados pelas aplicações UWB específicas e para as quais a PT 24 está a desenvolver estudos de compatibilidade.

As aplicações UWB LT2 foram também discutidas de forma mais detalhada, tendo por base um documento proveniente de um grupo por correspondência coordenado por Portugal. O relatório foi actualizado na reunião sendo de enfatizar que está proposto que este relatório se torne num ECC Report. Este assunto vai continuar a ser discutido num grupo por correspondência coordenado por Portugal.

Foi ainda discutida a revisão da regulação existente para dispositivos UWB genéricos (Decisões ECC/DEC/(06)04 e ECC/DEC/(06)12), concordando-se em juntar na mesma Decisão as Decisões ECC/DEC/(06)04 e ECC/DEC/(06)12 e clarificar a linguagem utilizada para permitir a operação de dispositivos UWB no interior de veículos automóveis e comboios. A revisão destas Decisões será novamente considerada na reunião de Dezembro de 2010 da PT 47. Quanto à proposta sobre a possibilidade de dispositivos UWB operarem acoplados no exterior de comboios, a PT 47 concluiu que a regulação genérica não permite a operação deste tipo de dispositivos.

Recorde-se que, na 65.ª reunião do WG FM, que decorreu de 9 a 13 de Fevereiro de 2009 em Cascais (Portugal), foi estabelecido que a PT 47 do WG FM iria lidar com assuntos relacionados com a tecnologia UWB (Ultra Wide Band). Esta equipa de projecto é responsável por responder ao 2.º mandato da Comissão Europeia (CE) sobre SRR (Short Range Radars) e ao 4.º mandato da CE sobre aplicações UWB específicas.