ANACOM lança hoje campanha publicitária sobre roaming


A ANACOM relança hoje, 1 de Julho, uma campanha informativa sobre roaming internacional, com o objectivo de informar os consumidores sobre os novos preços a pagar quando utilizam o telefone móvel em roaming. Os novos preços também entram em vigor hoje, e o seu conhecimento é essencial para quem se desloca ao estrangeiro.

A campanha, que foi desenvolvida pela Brandia Central e que já foi utilizada em 2009, é agora reactivada para dar conhecimento dos novos preços. A internet e a imprensa em geral são os meios escolhidos para esta campanha, que estará no ar durante dois meses.

O seu objectivo é alertar as pessoas que viajam para os cuidados a ter antes de iniciar a viagem relativamente ao serviço de roaming internacional, procurando levar os interessados a pesquisarem informação útil no site www.roaminglight.net, no qual está acessível informação útil e um conjunto de ferramentas que facilitam a obtenção de informações junto de todos os operadores.

Pretende-se com a campanha promover uma associação mental entre viagens/roaming e crise/baixo custo, levando o consumidor a procurar informação sobre a forma como poderá reduzir a sua factura de roaming.

Esta campanha surge no contexto da aprovação, a 8 de Junho de 2009, pelo Conselho de Ministros da União Europeia, da alteração do Regulamento (CE) n.º 717/2007, relativo à itinerância (roaming) nas redes telefónicas móveis públicas da Comunidade. Esta alteração consagra novos preços a serem praticados pelos operadores para as comunicações de voz e mensagens de texto (SMS), bem como para o serviço de dados.

O preço das chamadas efectuadas em roaming passa a ser a partir de hoje de 0,39 euros por minuto, e de 0,15 euros nas chamadas recebidas. No caso dos SMS, a eurotarifa dentro da União Europeia, Islândia, Noruega e Liechtenstein mantém-se nos 11 cêntimos. As tarifas das comunicações de dados em roaming passam ter uma tarifa média grossista de 80 cêntimos por megabyte.