4.ª reunião da PT 47 do WG FM - Londres


Decorreu nas instalações do Ofcom em Londres (Reino Unido), a 16 e 17 de Março de 2010, a quarta reunião da equipa de projecto (PT) 47 do grupo de trabalho Gestão de Frequências (WG FM), sob presidência de Emmanuel Faussurier.

Esta reunião foi dedicada exclusivamente a aplicações UWB específicas, estando em estudo soluções regulamentares para as seguintes aplicações:

  1. LAES (Location Tracking Application for Emergency Services) na faixa 3,4–4,8 GHz;
  2. LT2 (Location Tracking Applications Type 2) nas faixas 3,4–4,8 GHz e 6–8,5 GHz;
  3. LTSA-AT (Location Tracking and Sensor Applications for Automotive and Transportation environments) nas faixas 3,1–4,8 GHz e 6–8,5 GHz;
  4. Airborne UWB applications nas faixas 3,1–4,8 GHz e 6–8,5 GHz.

A PT 24 do Grupo de Trabalho Engenharia do Espectro (WG SE), que efectua estudos de compatibilidade em suporte às soluções regulamentares em desenvolvimento pelo FM47, pretende desenvolver dois relatórios ECC, um para as aplicações 1, 2 e 3 e outro para a aplicação 4:

  • ECC Report ''Studies relating to UWB as described in Annex to CEPT Report 34 (excluding Airborne UWB)'';
  • ECC Report ''Airborne UWB in the frequency bands 3.1-4.8 GHz and 6-8.5 GHz''.

As aplicações UWB LT2 foram discutidas de forma mais detalhada, tendo por base um documento proveniente de um grupo por correspondência coordenado por Portugal. Uma possível solução regulamentar poderá passar pela utilização de uma base de dados. Este assunto vai continuar a ser discutido num grupo por correspondência coordenado por Portugal. Sobre dispositivos UWB genéricos foi ainda clarificada a sua definição e enviada para o ETSI.

Recorde-se que foi na 65.ª reunião do WG FM, que decorreu de 9 a 13 de Fevereiro de 2009, em Cascais (Portugal), que foi estabelecido que a PT 47 do WG FM iria lidar com assuntos relacionados com a tecnologia UWB (Ultra Wide Band). Esta equipa de projecto é responsável por responder ao 2.º mandato da Comissão Europeia (CE) sobre SRR (Short Range Radars) e ao 4.º mandato da CE sobre aplicações UWB específicas.