Actividade do ONS ICP-ANACOM em 2005


No âmbito do  protocolo estabelecido entre a ANACOM e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), no domínio da normalização no quadro do sistema nacional de gestão da qualidade, a ANACOM é reconhecida como Organismo de Normalização Sectorial (ONS ICP-ANACOM) nos domínios das comunicações (telecomunicações e postal) e compatibilidade electromagnética.

Nesse âmbito. registou-se em 2005 um total de cerca de 290 consultas ao nível de trabalhos de normalização.

Os organismos de normalização europeus envolvidos foram o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI), o Comité Europeu de Normalização (CEN) e o Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENELEC), e as consultas foram realizadas junto de associações empresariais nacionais 1, de organismos públicos 2 e de empresas 3.

Os trabalhos da Comissão Técnica Electrotécnica relativa a cabos, fios e guias de onda para equipamentos de telecomunicações – CTE 46 - representaram, em 2005, cerca de 29% do total de consultas do ONS.

O trabalho desenvolvido no âmbito da compatibilidade electromagnética representa cerca de 53% da actividade do ONS, pelo que é manifesta a necessidade de dinamizar a participação nacional, através da criação de uma CTE nesta área.

ÂMBITO

Organismo

Actividade

 

 

do ONS em 2005

Compatibilidade electromagnética

EMC (CEI/Cenelec)

38,90%

Cabos de comunicações

CC (CEI/Cenelec)

29,10%

Compatibilidade electromagnética e espectro radioeléctrico

EMC/ERM – ETSI

14,40%

Campos electromagnéticos no ambiente humano

CEMAH (CEI/Cenelec)

4,90%

Sistemas e estações terrestres de satélite

SES (ETSI)

2,80%

Aspectos Electrotécnicos dos Equipamentos de Telecomunicações

AEET (CEI/Cenelec)

2,50%

TETRA

TETRA (ETSI)

2,50%

Transmissão e multiplexagem

TM (ETSI)

2,10%

Redes de acesso rádio em banda larga

BRAN (ETSI)

0,70%

Transmissão televisão e/ou rádio

BROADCAST (ETSI)

0,70%

Equipamento de entretenimento e informação ao consumidor

CLC 206 (Cenelec)

0,40%

Telecomunicações digitais sem fios

DECT (ETSI)

0,40%

Comunicações, redes e sistemas de interligação

ECMA (ETSI)

0,40%

Redes fixas e migração das redes por circuitos para redes por pacotes

TISPAN (ETSI)

0,40%

 

Com vista a divulgar o trabalho realizado e a captar eventuais interessados nestas matérias, procedeu-se à criação de uma área específica de normalização no sítio da ANACOM na Internet.

Para além da actividade desenvolvida pelo ONS, consta desta área a divulgação da actividade de normalização directamente relacionada com o enquadramento regulamentar das comunicações electrónicas (lista de normas desenvolvida no âmbito dos art. 17º e 18º da Directiva Quadro).

Actividade do ONS ICP-ANACOM em 2005
(Telecomunicações e Compatibilidade Electromagnética)

Actividade do ONS ICP-ANACOM em 2005 - (Telecomunicações e Compatibilidade Electromagnética)

(Clique na imagem para ver o gráfico numa nova janela)

Notas
nt_title
 
1 Tais como a Associação de Comerciantes e Instaladores de Sistemas de Telecomunicações (ACIST), a Associação Nacional de Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica (ANETIE), a Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico (ANIMEE), a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e a Associação dos Operadores de Telecomunicações (APRITEL).
2 A Direcção-Geral de Saúde, o Instituto de Estradas de Portugal (IEP), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), entre outros.
3 Como a QUEMC – Engenharia, Qualidade e Compatibilidade Electromagnética, a IBM Portugal, a CABELTE, a Indústrias Cunha Barros, a General Cable, a Oni, a Papelaco, o Grupo PT, a IBM, a Epoch Solutions e a Televes.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: