Estudo de aferição da qualidade do serviço de acesso à Internet


A ANACOM realizou, pela primeira vez, um estudo de aferição da qualidade, do ponto de vista do utilizador, dos serviços de acesso à Internet prestados pelos ISP em Portugal, nas suas ofertas de banda estreita (dial-up) e de banda larga (ADSL e cabo).

O estudo foi preparado e realizado em pareceria com a CONVEX – Consultoria e Integração de Sistemas, Lda, e a MARKTEST – Marketing, Organização, Formação, Lda, tendo, ainda, contado com o envolvimento da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), da Associação dos Operadores de Telecomunicações (APRITEL) e do Instituto do Consumidor (IC).

A avaliação da qualidade do serviço de acesso à Internet levada a cabo neste projecto foi efectuada através da recolha de diversos indicadores, por um programa informático (agente de software) instalado num painel de utilizadores, especificamente criado para o efeito e representativo em termos de dispersão geográfica e temporal dos resultados, a partir do qual se efectuaram as medições e os testes necessários.

Numa primeira fase do estudo, que se realizou entre Junho e Julho de 2005, foram objecto de análise as ofertas de banda estreita (dial-up), para o segmento do mercado residencial, disponibilizadas pelos quatro maiores ISP (Internet Service Providers – prestadores do serviço de acesso à Internet) portugueses prestadores deste tipo de acesso, que representam mais de 90% do mercado.

Tendo como base indicadores de disponibilidade / fiabilidade dos serviços, onde foram medidos o tempo e a percentagem de sucesso no estabelecimento da conexão dial-up e verificados os sistemas de suporte ao serviço (DNS e DHCP), bem como indicadores de rendimento, onde foram avaliadas as capacidades de transmissão (upload) e de recepção (download) de informação (HTTP e FTP), o estudo chega, nesta primeira fase, a resultados considerados globalmente bons, sendo pouco significativas as diferenças verificadas entre os diversos operadores, para todos os indicadores de disponibilidade / fiabilidade e de rendimento analisados.

Adicionalmente, é possível concluir que as variações dos indicadores verificadas durante o dia e ao longo da semana são pouco significativas em qualquer dos operadores analisados, sendo contudo possível observar que, de um modo geral, os valores mais baixos foram registados nos dias úteis e no período horário das 12h00 às 18h00. Foi, ainda, possível observar que os indicadores de rendimento apresentam valores ligeiramente inferiores para ligações internacionais, denotando-se aqui algum constrangimento na largura de banda internacional disponibilizada pelos operadores nacionais.

A segunda fase do projecto, realizada entre Setembro e Outubro de 2005, teve como objecto de análise as ofertas de banda larga (ADSL e cabo) disponibilizados pelos cinco maiores ISP portugueses prestadores deste tipo de acesso, representativos de mais de 90% da oferta disponibilizada no mercado, tendo agora unicamente como base a medição de indicadores de rendimento, onde foram, novamente, avaliadas as velocidades de recepção (download) e de transmissão (upload) de informação (HTTP e FTP).

Os resultados obtidos nesta segunda fase do projecto vão no seguinte sentido: ao nível do download, apesar da obtenção de bons resultados para a generalidade dos operadores, estes revelaram-se claramente superiores quando os ISP’s alvo são nacionais, o que, mais uma vez, denota constrangimentos na largura de banda internacional disponibilizada pelos operadores; ao nível do upload, os resultados são igualmente satisfatórios, não ocorrendo, ao contrário do caso anterior, diferenças significativas entre os resultados obtidos para os ISP’s alvo nacionais e internacionais; o indicador Ping, que mede o tempo de latência entre o utilizador e o sítio de Internet padrão, apresenta bons resultados para a generalidade dos operadores; por último, as variações dos indicadores verificadas entre os dias úteis e os fins-de-semana são pouco significativas, ou mesmo inexistentes, tendo sido, contudo, detectadas algumas variações dos indicadores ao longo do dia, principalmente nos de velocidade de download (FTP e HTTP) e Ping.

Este estudo de aferição da qualidade do serviço de acesso à Internet, agora divulgado pela ANACOM, é pois constituído pelo seguinte relatório:


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=176222