Comissão Europeia lança consulta sobre IPv6


A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a evolução da mais recente versão do Protocolo Internet, IPv6, cujo prazo de resposta termina no dia 24 de Fevereiro. Esta iniciativa visa recolher informação sobre o nível de conhecimento, apetência e desenvolvimento do IPv6, bem como identificar um conjunto de medidas que, uma vez implementadas, promovam a adopção deste protocolo na Europa.

Dado que a actual geração da Internet, IPv4, está perto de atingir o limite da sua capacidade de gerar endereços, a adopção do IPv6, que possui maior espaço de endereçamento (128 bits contra os 32 bits do IPv4), permitirá a disponibilização de uma nova gama de endereços e de serviços, nomeadamente no que diz respeito à convergência fixo-móvel e entre dados, voz e vídeo.

Com o IPv6, os endereços podem ser atribuídos à nova geração de dispositivos que suportam Internet – telemóveis, sistemas de navegação para automóveis, aplicações domésticas, equipamento industrial, entre outros – e todos estes aparelhos poderão estar ligados entre si, comunicando através de tecnologias sem fios.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: