Reunião conjunta PT 47 do WG FM/ PT 24 do WGSE - Mainz


Realizou-se em Mainz (Alemanha), de 17 a 19 de Fevereiro de 2010, uma reunião conjunta da equipa de projecto (PT) 47 do grupo de trabalho Gestão de Frequências (WG FM) e da PT 24 do Grupo de Trabalho Engenharia do Espectro (WG SE), sob a presidência de Emmanuel Faussurier e de Marc Le Devendec. Esta reunião conjunta surgiu devido ao prazo estabelecido para finalizar a resposta ao 2.º mandato da Comissão Europeia (CE) sobre SRR (Short Range Radars), cujo relatório CEPT deverá ser finalizado até Março de 2010 para ser adoptado pelo ECC, e uma vez que a PT 24 do WG SE tem colaborado com a PT 47 do WG FM efectuando os estudos de compatibilidade necessários.

O principal objectivo desta reunião foi finalizar o relatório CEPT em resposta à parte 2 do 2º mandato da Comissão em SRR, tendo ainda sido considerados os comentários recebidos à consulta pública da proposta de relatório CEPT 36 (resposta à parte 1 do 2.º mandato da CE em SRR).

O relatório final da CEPT em resposta à parte 1 do 2º mandato da CE em SRR (draft CEPT Report 36), que conclui que a solução regulamentar existente para os SRR 24 GHz não deve ser modificada e que os SRR 79 GHz continuam a ser vistos como uma solução a longo prazo, esteve em consulta pública até 4 de Janeiro de 2010. Foi submetido um comentário pelo construtor automóvel francês PSA, tendo a proposta de relatório sido revista em conformidade. O ECC deverá aprovar este relatório na sua reunião de Março de 2010.

Relativamente à resposta à parte 2 do 2º mandato da CE em SRR, é de notar que a PT 24 do WG SE finalizou os estudos entre dispositivos SRR 26GHz e os serviços de radiocomunicações afectados. Os estudos concluem que uma possível solução regulamentar para SRR 26GHz obriga a uma taxa de penetração máxima de 10 por cento. O ECC na sua reunião de Março de 2010 deverá decidir sobre a possível regulamentação para dispositivos SRR 26GHz, sendo que várias administrações CEPT já se manifestaram contra a possibilidade de tornar a faixa dos 26 GHz permanente para estes dispositivos. Contudo, a possibilidade para uma solução temporária, similar à dos SRR 24GHz, poderá ser aceite. O relatório da CEPT em resposta à parte 2 do 2º mandato da CE em SRR vai ser considerado pelo ECC na sua reunião de Março de 2010, com o objectivo de ser adoptado para consulta pública.

Recorde-se que a PT 47 foi criada para lidar com assuntos relacionados com a tecnologia UWB (Ultra Wide Band), aquando da 65.ª reunião do WG FM, que decorreu de 9 a 13 de Fevereiro de 2009, em Cascais, Portugal.