Dia Europeu da Internet Segura - 9 de Fevereiro


Assinala-se hoje, 9 de Fevereiro de 2010, o Dia Europeu da Internet Segura, iniciativa apoiada pelo programa Internet Mais Segura (Safer Internet), da Comissão Europeia (CE), e organizado todos os anos pela rede Insafe, contando com eventos em mais de 60 países de todo o mundo.

Neste dia, a CE saudou as acções levadas a cabo pelas 20 empresas que assinaram em 2009 os Princípios para tornar as redes sociais mais seguras (Safer Social Networking Principles), mas considera que é necessário ir mais longe para proteger as crianças na Internet. De facto, segundo um estudo divulgado hoje, 50 por cento dos adolescentes europeus publicam informações pessoais na Internet, sendo que estas podem permanecer online para sempre e ser vistas por qualquer pessoa. Por outro lado, avança a CE, «são menos de metade (40 por cento) as empresas de redes sociais que, por regra, tornam os perfis dos utilizadores com menos de 18 anos visíveis somente para os amigos e apenas um terço as que responderam aos pedidos de ajuda dos utilizadores».

Em Portugal, o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e que também envolve a Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, preparou algumas iniciativas de promoção da segurança na Internet, dando particular atenção às escolas do ensino básico e secundário e aos espaços de acesso público e gratuito à Internet.


Mais informação: