Tarifas de roaming em relatório


As tarifas de roaming internacional nas comunicações móveis continuam muito elevadas na União Europeia (UE), consistindo no principal dissuasor à utilização de telemóveis no estrangeiro pelos europeus, conforme revela o Special Eurobarometer 269 - Roaming, um relatório que apresenta os principais resultados de um inquérito sobre a matéria levado a cabo nos 25 Estados-Membros da UE, em Setembro e Outubro de 2006.

De acordo com este estudo, a grande maioria dos cidadãos europeus inquiridos (cerca de 70 por cento) considera ser necessária uma intervenção comunitária tendo em vista a diminuição dos custos de roaming praticados em toda a UE. Cerca de 68 por cento dos inquiridos defendem mesmo uma intervenção da UE para que baixem os preços do roaming das mensagens escritas (SMS), opinião que é partilhada por 78 por cento dos utilizadores europeus com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

A maioria dos utilizadores de serviços de comunicações móveis inquiridos revelam recorrer menos ao telemóvel quando se deslocam ao estrangeiro, comportamento que assume um maior expressão entre os jovens europeus, conforme referem 68 por cento dos utilizadores com idades entre os 15 e 24 anos, bem como entre os estudantes (70 por cento).

O estudo conclui ainda que cerca de 81 por cento dos europeus inquiridos consideram ser o custo do roaming o principal dissuasor à utilização do telemóvel no estrangeiro, sendo que 59 por cento afirmam que utilizariam mais o telemóvel se as tarifas fossem mais baixas; 15 por cento não levam sequer os telemóveis quando se deslocam ao estrangeiro ou, se os levam, mantêm-nos desligados; e 21 por cento optam por utilizar apenas SMS quando se encontram fora do seu país.

Ao nível nacional, o estudo revela que os portugueses estão entre os utilizadores de comunicações móveis que mais relutância têm em usar o telemóvel quando se deslocam ao estrangeiro, opinião partilhada por cerca de 90 por cento dos inquiridos. Contudo, os portugueses encontram-se também entre os europeus que revelam estar menos informados sobre as tarifas de roaming praticadas pelos seus operadores.


Consulte:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Roaming https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=187842