Comunicação sobre infra-estruturas transeuropeias


A Comissão Europeia publicou, a 21 de Março, uma comunicação sobre infra-estruturas transeuropeias, intitulada “Trans-European Networks: Towards an Integrated Approach”, que foi preparada pelo grupo de trabalho encarregue de apresentar uma abordagem integrada nesta matéria, composto pelo Vice-Presidente Jacques Barrot e por alguns comissários europeus, entre os quais Viviane Reding.
 
Esta comunicação descreve o estado actual de desenvolvimento das infra-estruturas transeuropeias de transportes, energia e telecomunicações, procurando possíveis sinergias entre infra-estruturas, formas de conciliar o seu desenvolvimento com o meio ambiente e melhores métodos para o seu financiamento.
 
Analisadas as sinergias entre as infra-estruturas, conclui-se que a construção de infra-estruturas combinadas oferece reais possibilidades de redução de custos e de impacto ambiental. Um dos casos mais promissores são as sinergias entre as infra-estruturas de telecomunicações e de transportes, através, por exemplo, da colocação dos cabos de telecomunicações na linha-férrea.
 
Foi ainda salientado que, não obstante o sector das telecomunicações ter sido o pioneiro no âmbito do desenvolvimento de infra-estruturas transeuropeias, regista-se um lento aparecimento de mercados transfronteiriços, aspecto que também será considerado na definição da actuação da Comissão.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: