3.ª Reunião da PT 47 do WG FM - Paris


Teve lugar em Paris (França), a 16 e 17 de Dezembro de 2009, a terceira reunião da equipa de projecto (PT) 47 do grupo de trabalho Gestão de Frequências (WG FM), sob presidência de Emmanuel Faussurier. A PT 47 foi estabelecida na 65.ª reunião do WG FM, que decorreu de 9 a 13 de Fevereiro de 2009, em Cascais (Portugal), para lidar com assuntos relacionados com a tecnologia UWB (Ultra Wide Band). Esta equipa de projecto é responsável por responder ao 2.º mandato da Comissão Europeia (CE) sobre SRR (Short Range Radars), que é composto por 2 partes, e ao 4.º mandato da CE sobre aplicações rádio baseadas na tecnologia UWB.

O relatório final da CEPT em resposta à parte 1 do 2.º mandato da Comissão Europeia (CE) em SRR (draft CEPT Report 36), que conclui que a solução regulamentar existente para os SRR 24 GHz não deve ser modificada e que os SRR 79 GHz continuam a ser vistos como uma solução a longo prazo, foi submetido a consulta pública até 4 de Janeiro de 2010.

O relatório de IA (Impact Assessment) em SRR continuou a ser desenvolvido, principalmente a fase 6 - ''Assess the impacts and choose the best option'' -, tendo por base as várias contribuições recebidas. Este relatório servirá para fundamentar a resposta à parte 2 do 2.º mandato da CE em SRR, que propõe o estudo de faixas/tecnologias alternativas para os SRR. Dado que o grupo de trabalho ECC WG SE PT 24 ainda não finalizou os estudos (SRR 26G & NB-24G with WLAM - Wide band Low Activity Mode e os serviços de radiocomunicações afectados), não foi possível finalizar o relatório de IA e derivar as respectivas conclusões. De notar que foram propostos novos limites de emissão para os SRR nos 26 GHz. O relatório de IA irá fazer parte da proposta de relatório da CEPT em resposta à parte 2 do 2º mandato da CE em SRR, que está a ser desenvolvido pela PT 47.

Relativamente às novas aplicações UWB específicas que estão em estudo pela PT 47 (solução regulamentar) e pela PT 24 (estudos de compatibilidade), o grupo foi informado sobre o desenvolvimento dos estudos de compatibilidade, que ainda não se encontram finalizados. Desta forma, não houve desenvolvimento na solução regulamentar.

Quanto às aplicações UWB específicas LT2 (Location Tracking Applications), foram discutidas de forma mais detalhada, tendo sido realçados alguns problemas que poderão existir com a compatibilidade com os serviços de radiocomunicação existentes, dado que se trata de aplicações para operar em espaços exteriores. O Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) informou que possivelmente irão alterar as faixas de frequências requisitadas para estes dispositivos, passando a ser apenas dos 3,1 aos 4,8 GHz. Um grupo por correspondência irá desenvolver um relatório neste item.