CE publica relatório sobre banda larga na Europa


A Comissão Europeia (CE) considera que, apesar de alguns países europeus serem líderes mundiais no acesso à Internet de banda larga, o fosso entre os Estados-Membros com melhor e pior desempenho continua a crescer. De acordo com um relatório do Comité das Comunicações da CE, referente a 1 de Julho de 2007, a falta de concorrência e as deficiências a nível regulamentar são consideradas os principais obstáculos ao crescimento da banda larga.

“Mantém-se o forte crescimento da banda larga, sendo os países mais avançados da UE actualmente líderes mundiais na penetração da banda larga. Contudo, é inaceitável que o fosso entre os países com maior e menor desempenho na Europa esteja a aumentar. A Europa deve agir imediatamente para pôr a sua casa em ordem no domínio da banda larga”, afirmou a Comissária Europeia para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding.

De acordo com este relatório, publicado a 15 de Outubro, o fosso entre os países com melhor (37,2 por cento na Dinamarca) e pior desempenho (5,7 por cento na Bulgária) no domínio da banda larga está a aumentar. As principais razões apontadas são a falta de infra-estruturas alternativas significativas em alguns Estados-Membros e a necessidade de uma aplicação mais coerente e rápida das soluções existentes. A taxa média de penetração da banda larga na UE situava-se, em 1 de Julho de 2007, nos 18,2 por cento, contra os 14,9 por cento registados em mês homólogo de 2006. Os dados referentes a Portugal apontam para uma taxa de 14,8 por cento.

Globalmente, o relatório indica a existência de mais de 90 milhões de linhas fixas de banda larga nos 27 Estados-Membros da UE, das quais cerca de 20 milhões de linhas, excluindo a Bulgária e a Roménia, foram acrescentadas desde Julho de 2006, o que representa um aumento de 28,7 por cento. O crescimento foi mais elevado deu-se na Dinamarca (7,7 linhas por 100 habitantes), Luxemburgo (7,1 por 100) e Irlanda (6,7 por 100).


Consulte:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=322112